Marketing B2B é o assunto da vez. Para quem não sabe, B2B é o acrônimo de “Business to Business” (de negócio para negócio). Assim sendo, esta sigla se refere ao comércio de produtos e serviços realizado de empresa para empresa.
Ele é diferente, por exemplo, do B2C, que é um tipo de comércio no qual as empresas vendem para os consumidores finais.
Aliás, o B2B é diferente do B2C em vários parâmetros, incluindo no faturamento.
Uma pesquisa da Frost & Sullivan indica que os negócios B2C alcançarão resultados de vendas de US$ 3,2 trilhões em 2020. Enquanto isso, o B2B chegará à cifra de US$ 6,7 trilhões no mesmo período.
• Acesse e leia também o artigo “O que é e-commerce” e conheça a verdadeira história do comércio eletrônico.
Seja como for, é fundamental realizar um bom trabalho de divulgação. É para isso que serve o Marketing B2B.
6 dicas de Marketing B2B
São dicas de Marketing B2B que você poderá começar a aplicar a partir de agora:
1. Esteja nas redes sociais:
É importante manter um espaço em redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, por exemplo. Desse modo, as chances de alavancar negócios aumentam. Além disso, você pode usá-las para mapear os perfis dos seus fãs mais assíduos. Assim, será possível tentar entender melhor quais são os anseios deles em relação aos seus produtos e serviços. Isso lhe ajudará a afinar o seu discurso de vendas.
2. Humanize a marca:
Apesar de o comércio B2B online ser uma ação entre empresas intermediada por computadores e softwares, o rosto e a presença dos humanos ainda é importante. Um exemplo disso é o estudo do eMarketer, o qual expôs que 77% dos compradores preferem comprar de uma empresa na qual o CEO interage nas redes sociais. Vale lembrar, contudo, que há outras formas de humanizar sua marca além desta.
3. Crie conteúdo:
A produção de conteúdo para blog e-commerce é uma ótima pedida para atrair leads para o seu site B2B. Há muitos assuntos sobre os quais você poderá falar, tais como as histórias de sucesso da sua empresa, as últimas ações da companhia, os lançamentos de produtos e serviços, os últimos fechamentos de vendas e seus impactos na sociedade, a sustentabilidade da empresa, etc.
4. Faça Link Building:
Outra forma de atrair leads para o site e-commerce B2B da sua empresa é desenvolvendo textos para os blogs de empresas parceiras. Esses textos deverão ter links para o seu site ou para outras páginas do seu blog. Esses links são as portas de entrada que os novos leads usarão para chegar aos seus produtos e serviços.
5. Links patrocinados para e-commerce:
A equipe de uma agência de Marketing Digital poderá elencar as principais palavras-chave referentes ao seu negócio, as quais são mencionadas na internet com regularidade. Essas palavras poderão ser utilizadas em campanhas de links patrocinados para e-commerce capazes de captar com precisão os compradores de outras empresas que estão precisando de produtos e serviços como os que você vende.
6. Adapte-se ao mobile:
As tecnologias móveis estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, quer elas sejam trabalhadoras comuns ou ocupem cargos de decisão dentro das empresas. Por isso, não se pode ignorá-las. Procure usar uma plataforma e-commerce omni-channel como a Vtex, que facilite o uso do seu site e-commerce B2B em diferentes tamanhos de telas e que permita a integração de B2B, B2C, lojas online, lojas físicas, etc.
Enfim, esteja nas redes sociais, humanize a sua marca, crie conteúdo, faça link Building, use links patrocinados e adapte-se ao mobile pois, desta forma, você estará cada vez mais perto das pessoas que possuem cargos de decisão nas empresas e, portanto, terá mais chances de fechar negócios B2B.