Descrição de produtos: como criar páginas de vendas ricas em informações na sua loja virtual?

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Descrição de produtos bem feita gera mais conversões de vendas

Descrição de produtos bem feita gera mais conversões de vendas

Não parece, mas a descrição de produtos é um dos fatores de maior importância para a realização de vendas em um site e-commerce como o seu. O desempenho é melhor quando a descrição é boa, segundo pesquisa “Hábitos do consumidor” realizada pela Birdie.

Dos 320 consumidores entrevistados para o referido estudo, mais da metade (51,2%) acharam que uma boa descrição de produtos é fundamental para que se possa tomar uma decisão de compras em uma loja virtual.

Como criar uma boa descrição de produtos para as suas páginas de vendas?

Aqui vão algumas dicas para você criar páginas de produtos ricas em informações no seu site e-commerce:

– Conteúdo descritivo:

O conteúdo descritivo é aquele que apresenta as características do produto em questão ao mesmo tempo em que expõe como essas características serão úteis para atenuar a dor/problema e/ou melhorar determinado desempenho do consumidor.

Esse conteúdo deve ser produzido em formato de texto com no mínimo 150 a 300 palavras. Ele deve contar com argumentos de vendas e uma linguagem publicitária precisa. As informações não podem ser falsas, repetidas ou divergentes, e nem ficar escondidas.

Sobre estes quesitos, a pesquisa “Hábitos do consumidor” revela que 78,0% dos consumidores já deixaram de comprar em uma loja virtual porque não se sentiram confiantes em relação às informações fornecidas; 25,9% relatam que encontraram dados divergentes em uma mesma página de produto; 18,6% disseram que depois de receberem o produto constataram que as informações do site e-commerce não batiam; 59,8% sofreram com a falta de dados essenciais sobre um produto; 65,1% reclamaram que as informações do produto que pretendiam comprar estavam muito escondidas na página.

Pense nesses dados quando estiver preparando as páginas de produtos da sua loja virtual. Evite copiar conteúdos, pois isso influencia de maneira negativa o SEO das suas páginas.

– Ficha técnica:

A ficha técnica expõe todos os recursos de um produto, mas sem linguagem publicitária. Geralmente emprega tópicos. A título de exemplo, alguns dos dados técnicos de um televisor poderiam ser:

– Marca: Samsung

– Tipo de TV: Smart TV

– Cor: preta

– Tecnologia da tela: LED

– Polegadas: 58

– Resolução: ultra HD 4k

Segundo o estudo “Hábitos do consumidor”, 35,6% dos compradores levam em conta a precisão das informações técnicas para escolher e comprar um produto, por isso, não se esqueça de inserir nenhum dado (mesmo que a ficha fique longa no final).

– Fotos de produtos:

Aprenda a clicar fotos e monte o seu próprio mini estúdio. Se preferir, contrate uma agência especializada para produzir as fotografias de produtos para a sua loja virtual. Você também pode usar as fotos do fabricante, mas isso deixará seu site parecido com os sites concorrentes.

Conforme a pesquisa “Hábitos do consumidor”, 24,2% dos compradores acham que boas fotos de produtos lhes ajudam a tomar uma decisão de compra e 30,6% disseram que já encontraram produtos com a foto errada.

Tente usar três ou mais boas fotos em diversos ângulos e que exponham vários detalhes para ilustrar seus produtos. Revise as fotos constantemente e delete aquelas que não se referem ao produto que está sendo comercializado.

– Vídeos de produtos:

Ao usar conteúdo em texto, foto e audiovisual (vídeos) na mesma página de produto você melhora a acessibilidade. Algumas pessoas gostam de ler, outras de ouvir e outras ainda de apenas ver os produtos. Elas também podem estar em diferentes fases da Jornada de Compras, a procura de dados específicos, os quais não podem ser encontrados em sites com conteúdo pobre.

Os vídeos de produtos devem mostrar as características e os benefícios para o comprador. Eles precisam expor os detalhes, as formas de uso, as facilidades de operação, dentre outros dados.

– Infográficos:

Algumas pessoas não gostam de ler textos grandes, outras não têm paciência para ouvir e ver vídeos. Elas preferem um conteúdo mais compacto, misto com imagens: o infográfico.

Contrate um bom designer e peça para ele criar infográficos que exponham as principais características dos produtos que você vende em sua loja virtual, bem como os benefícios que elas proporcionam ao comprador.

Insira um infográfico, cada qual em sua página de produto equivalente. Além de informar, esse recurso pode conquistar pela beleza. A elegância de um infográfico pode gerar uma vontade incontrolável de comprar.

– Conteúdo da audiência:

Faça de tudo para conseguir ao menos três avaliações de clientes em cada uma das páginas de produtos do seu site e-commerce. Esse conteúdo da audiência lhe ajudará a vender mais.

De acordo com o estudo “Hábitos do consumidor”, 51,3% dos entrevistados consideraram que os reviews de outros consumidores foi muito importante para que eles próprio pudessem tomar uma decisão de compra.

Faça um teste! Crie uma boa descrição de produtos em algumas páginas e em outras não. Depois de um tempo, verifique quais dessas páginas geraram mais vendas. Se aquelas ricas em informação tiverem melhor desempenho, então, você saberá o que fazer com as demais daí em diante.