A Precifica publicou recentemente o estudo “Panorama dos Marketplaces no Brasil”, no qual revela sobretudo que a quantidade de sellers em shoppings virtuais subiu de 7.448 para 14.204 nos últimos 12 meses. O aumento foi de 90,7%.
Você que está começando agora a pesquisar o ramo, talvez ainda não saiba o que é “seller”. Esse termo é o nome dado ao vendedor, varejista e/ou dono de uma loja virtual que se integra a um marketplace.
Marketplace, por sua vez, é um ambiente online onde lojas pequenas, médias e grandes de diferentes marcas podem comercializar produtos simultaneamente. De fato, o modelo é semelhante aos shoppings físicos. Por isso, o Marketplace tem sido chamado também de shopping virtual ou shopping online.
Seja como for, o estudo da Precifica foi realizado entre setembro de 2017 a setembro de 2018. Essa pesquisa contemplou mais de 88% das ofertas veiculadas em três dos maiores marketplaces do país, o Extra, Americanas e Walmart. Foram estudados 29 departamentos.
Números do marketplace no Brasil
De acordo com o relatório da Precifica, no período analisado:
• 61% dos sellers atuam nos marketplaces há menos de 1 ano;
• 40,2% foi o crescimento do número de produtos oferecidos nos marketplaces;
• 74,8% dos produtos dos marketplaces são comercializados por sellers;
• 90,7% foi o aumento no número de sellers nos marketplaces estudados;
• 80,6% dos sellers atuam em somente 1 marketplace;
• 13,9% em 2 marketplaces;
• 5,5% em 3 marketplaces.
Segundo a pesquisa, 5 departamentos possuem mais de 3 mil sellers, são eles:
• Móveis e Decoração: 3.962 lojistas
• Esporte e Lazer: 3.794
• Utilidades Domésticas: 3.754
• Automotivo: 3.174
• Informática: 3.079
O estudo aponta, por fim, que o número de sellers que atuam (ou que são fiéis) a apenas 1 marketplace aumentou 9,3% no período. Em contrapartida, os que atuam em 2 marketplaces caíram 6,6%. Os que comercializam produtos em 3 marketplaces diminuíram 2,7%.
3 motivos para incluir sua loja virtual em um marketplace no Brasil
Ao incluir seu e-commerce em um marketplace no Brasil você obtém:
1. A credibilidade de atuar lado a lado com grandes marcas;
2. A possibilidade de alcançar novos públicos;
3. O força de publicidade do modelo de negócio.
Além dos três grandes marketplaces mencionados neste artigo, há outros como o Farmácias App, por exemplo. Desde 2017, lojistas da plataforma e-commerce VTEX podem se integrar como sellers ao referido aplicativo.