Divulgação de e-commerce: como usar o poder dos influenciadores digitais

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Dicas para escolher o profissional ideal para a sua loja virtual

Escolha o influenciador digital mais adequado para a divulgação de e-commerce e faça mais sucesso com sua loja virtual
Escolha o influenciador digital mais adequado para a divulgação de e-commerce e faça mais sucesso com sua loja virtual

Influenciadores digitais são pessoas que possuem ótima credibilidade, carisma de sobra e alto poder de comunicação, e que sobretudo sabem usar tais características em meio às tecnologias de internet (canais de vídeos, blogs, redes sociais, etc.) para convencer o público online a aderir a uma causa. E, no caso da divulgação de e-commerce, os influenciadores certamente podem ajudar a persuadir consumidores para a compra de um produto ou serviço, entre outras vantagens.

Mais vantagens de trabalhar com influenciadores digitais na divulgação de e-commerce

Dentre os principais benefícios de contratar um influenciador digital para a divulgação de e-commerce temos:

– Eles são conhecidos (têm fama) e podem tornar sua loja mais conhecida também;

– Eles conseguem captar a mente e o coração das pessoas e obter a atenção delas;

– Eles têm a confiança das pessoas e podem transmitir isso para o seu e-commerce;

– Eles podem indicar seus produtos e serviços para o público que eles fidelizaram;

– Com a audiência e a confiança proveniente deles, sua loja poderá aumentar as vendas;

– Eles podem lhe ajudar a obter mais seguidores (valiosos leads);

– Com eles, é possível aumentar o engajamento na sua loja e blog e-commerce;

– Eles podem lhe ajudar a aumentar o poder e a presença da sua marca na web.

Além disso, com o influenciador com perfil adequado, você poderá ter acesso a um público específico de pessoas. Ou seja, você pode segmentar a divulgação de e-commerce para atingir somente os potenciais consumidores dos produtos e serviços que comercializa.

Vídeo: importância do Marketing de Influência no e-commerce

Tipos de influenciadores digitais

De fato, existem vários tipos de influenciadores digitais. A ferramenta Traackr, citada pelo blog Saia do Lugar, por exemplo, lista 10. São eles:

Celebridade: que tem milhares de seguidores;

Autoridade: que tem alta credibilidade dentro de um nicho;

Conector: que conecta o público com as marcas;

Marca: que são – eles próprios – uma marca valiosa;

Analista: que examina e aumenta o saber sobre determinado assunto ou objeto;

Ativista: que defende uma causa e influencia seguidores para tal;

Expert: que possui ótimo know-how em um determinado ramo ou objeto;

Insider: que tem informações privilegiadas de dentro de alguma instituição;

Disruptivo: que alimenta ideias inovadoras;

Jornalista: que domina a Comunicação Social.

Fundamentalmente, conhecer esses tipos é importante para o momento em que você precisar decidir qual influenciador digital deverá ser o divulgador do seu negócio e-commerce.

Vídeo: como os influenciadores afetam a decisão de compra?

Como escolher um influenciador digital para divulgação de e-commerce?

Primeiramente, você deverá conhecer alguns profissionais do setor. Uma das maneiras descobrir isso é dando uma olhada em estudos como “O raio-X dos influenciadores digitais no Brasil“, que apresentam rankings e perfis.

Logo depois, para escolher um influenciador digital para divulgar loja virtual, avalie dos seguintes tópicos:

Tipo: o perfil dele se encaixa ao projeto?

Afinidade: ele conhece (ou tem disposição para aprender) sobre os seus produtos?

Relevância: ele é importante no setor de atividades do seu e-commerce?

Audiência: ele já possui público fidelizado no setor de atividades do seu e-commerce?

Carisma: ele é capaz de influenciar o público-alvo do seu e-commerce com facilidade?

Propagação: ele é capaz de gerar engajamento, fidelização e Link Baits?

Preço: o custo-benefício da parceria será vantajoso para o seu e-commerce?

Enfim, ao escolher um influenciador, tome o cuidado de verificar se este já não trabalha com lojas virtuais que são concorrentes das suas. Analise também os problemas de reputação que tal influenciador possa ter tido no passado e se os mesmos já foram superados.

Ademais, não tenha receio de ligar para o influenciador. Marque uma reunião. Exponha sua proposta. Se o profissional não gostar, negocie. Em seguida, defina as normas de divulgação. E se os resultados forem bons, ora, renove o contrato!