Vendas no e-commerce: como estipular metas adequadamente

7 minutos de leitura
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Saiba quanto sua loja virtual precisará vender anualmente, mensalmente, semanalmente e diariamente para obter sucesso!

Distribua suas metas anuais de vendas no e-commerce e saiba quanto você precisará vender por dia.

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Você, dono(a) de loja virtual, costuma usar metas de vendas no e-commerce?

Sabe quais as vantagens de trabalhar dessa maneira?

Além disso, saberia como estipulá-las adequadamente?

Logo em seguida você terá respostas para estas perguntas e muito mais.

Este artigo conta com seis tópicos, nos quais você aprenderá:

Vantagens de trabalhar com metas de vendas no e-commerce

A relação entre a Cultura Organizacional e as metas de vendas no e-commerce

Como distribuir as metas de vendas no e-commerce ao longo do período estipulado na Visão?

Metas móveis: o jogo muda conforme a demanda

Metas factíveis: trabalhe dentro do humanamente possível

Como bater as metas de vendas no e-commerce?

Esta leitura requer apenas 3 a 5 minutos. Então, vem tranquilo(a)!

Vantagens de trabalhar com metas de vendas no e-commerce

Primeiramente, vejamos quais são os benefícios de trabalhar com metas de vendas no e-commerce.

Certamente, se souber utilizá-las do jeito certo, você obterá as seguintes vantagens em relação às lojas virtuais concorrentes:

• Maior facilidade para visualizar, medir e comparar resultados de vendas;

• Mais praticidade para verificar se o seu negócio é sustentável ou não;

• Maior praticidade para verificar se seu e-commerce está ou não crescendo;

• Mais parâmetros para comparar e motivar seus colaboradores à superação;

• Mais chances de aumentar a produtividade do e-commerce como um todo;

• Mais destreza para observar se a Visão será ou não cumprida no prazo.

As metas de vendas no e-commerce permitem comparar e ajustar resultados

As metas de vendas no e-commerce permitem comparar e ajustar resultados

Por falar em Visão, esta é a primeira etapa da estipulação das metas.

Isto é, as metas precisam derivar da Cultura Organizacional (Missão, Valores e Visão) do seu comércio eletrônico.

Leia também: “Estratégia para e-commerce deve ser alinhada com a ‘Visão’ do seu negócio

A relação entre a Cultura Organizacional e as metas de vendas no e-commerce

Na qualidade de empreendedor(a) e/ou de administrador(a) de e-commerces, você certamente já deve ter ouvido falar sobre Missão, Visão e Valores, ou seja, de Cultura Organizacional.

Só para relembrar:

• Missão:

É o motivo pelo qual uma empresa (o seu e-commerce, por exemplo) existe.

• Valores:

São os bons modos agir do seu e-commerce, ou seja, tem a ver com ética.

• Visão:

É o objetivo que o seu e-commerce deverá alcançar em um prazo.

As metas de vendas no e-commerce devem ser integradas à Visão do negócio

As metas de vendas no e-commerce devem ser integradas à Visão do negócio

No que diz respeito à Visão suponhamos, por exemplo, que você possua uma loja virtual chamada “Tudo Plástico”, na qual vende utensílios domésticos de plástico, e cuja Visão seja:

• “Tudo Plástico será o maior e-commerce de utensílios domésticos de plástico da cidade X a partir de 2023.”

Ora, estamos no final de 2018, então, logo você faz os cálculos e descobre que para superar todos os concorrentes até o final de 2022, sua loja virtual deverá realizar ao menos 5.000 vendas no período.

Assim, você tem 4 anos para trabalhar nesta Visão.

Acesse e leia também o post “Cores no e-commerce” e entenda como as cores influenciam as vendas nas lojas virtuais

Entretanto, para desenvolver esse plano com sucesso, é imprescindível distribuir as metas de vendas para os meses, semanas e dias.

Isso lhe permitirá saber qual deverá ser seu fluxo aproximado de vendas diárias. Mas como fazer isso?

Como distribuir as metas de vendas no e-commerce ao longo do período estipulado na Visão?

Para alcançar o objetivo de comercializar 5.000 itens entre 2019 e 2022, os gestores da loja Tudo Plástico deverão distribuir as metas para os meses, semanas e dias.

Dessa forma, ao dividirmos o total de vendas em períodos, veremos que a loja deverá fazer:

• De 104 a 105 vendas mensais (nos próximos 48 meses);

• De 24 a 25 vendas semanais (nas próximas 208 semanas);

• De 3 a 4 vendas por dia (nos próximos 1.460 dias).

Enfim, separar as metas é o básico.

Todavia, além de separar é necessário mover essas metas conforme a demanda.

Metas móveis: o jogo muda conforme a demanda

Durante a Expo Rakuten 2018, o CEO da Kipiai, Bruno Lima, abordou em sua palestra a importância de distribuir as metas, “desmembrar uma meta mensal em metas diárias é fundamental para assim criar metas mais assertivas e trabalhá-las de acordo com o comportamento dos consumidores na loja virtual”, disse.

Mas além disso, para Lima, o administrador da loja poderá usar ferramentas (aplicativos) que lhe permitam recalcular as metas em tempo real.

Este “recálculo de metas” é o que ele chama de meta móvel ou meta dinâmica.

A meta dinâmica muda conforme as variáveis ou tendências de compras do momento.

Sendo assim, há dias em que haverá eventos como a Black Friday, nos quais sua loja virtual fará muitas vendas.

Entretanto, há também os dias em que sua loja virtual não fará venda alguma.

Então, se a sua loja fez 100 vendas na Black Friday e apenas 30 na semana seguinte, o que você faz? Desanima?

Claro que não, você redistribui as metas e visualiza que já fez mais de 130 vendas no mês e, portanto, ultrapassou sua meta mensal que era fazer 105 vendas. Uhuuuu!

Então, não seja tão duro(a) a ponto de querer fazer 4 vendas por dia sempre.

Resumindo, trabalhe com metas móveis.

Dance conforme a música.

Metas factíveis: trabalhe dentro do humanamente possível

Vale lembrar que ainda durante o evento Rakuten, Lima ressaltou a importância de se trabalhar com metas factíveis.

Em outras palavras, deve-se trabalhar com metas que sejam humanamente possíveis de serem alcançadas.

De fato, metas impossíveis podem causar desânimo e desistências.

Há pessoas, porém, que trabalham bem com metas impossíveis.

Para tais pessoas, metas impossíveis são como uma utopia.

Uma utopia é uma coisa que está no horizonte e você tenta alcançar.

Contudo, quando você chega no horizonte desejado, essa coisa não está mais lá.

Isto é, ela já está no próximo horizonte.

Como se pode observar, você fica tentando alcançar essa utopia e não consegue.

Porém, apesar de não conseguir alcançá-la, ela faz com que você continue caminhando.

E ao caminhar, alguns resultados são alcançados, ainda que nunca se alcance a meta impossível, que é utópica.

Enfim, se você trabalha bem com utopias, umas boas metas impossíveis poderão lhe servir bem.

Como bater as metas de vendas no e-commerce?

Use o Marketing para conseguir visitantes únicos e bater suas metas de vendas no e-commerce

Use o Marketing para conseguir visitantes únicos e bater suas metas de vendas no e-commerce

Para bater as suas metas de vendas no e-commerce, aposte no Marketing, principalmente no Marketing Digital para assim obter mais audiência para as suas páginas de produtos.

No comércio eletrônico brasileiro, ocorre em média 1 venda a cada 100 visitantes únicos de uma loja virtual como a sua.

Dessa maneira, se levarmos em conta o exemplo da loja fictícia Tudo Plástico, esta precisará de 400 visitantes únicos diários para conquistar sua meta de venda, que é 4 por dia.

Consiga esses visitantes por meio de recursos como E-mail Marketing, links patrocinados, blog e-commerce, Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e com a ajuda de sites como o Google Shopping, por exemplo.

Seja como for, trabalhe o Marketing para obter visitantes únicos qualificados, isto é, que realmente querem o que você vende.

Os qualificados são diferentes dos visitantes genéricos.

Eles estão mais próximos de fazer uma compra e, por isso, aumentam suas chances de conversão.