5 desafios do marketplace para o gestor de e-commerce

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

As dificuldades e as soluções para integrar vários pontos de vendas online

5-desafios-do-marketplace-para-o-gestor-de-e-commerce

Se as lojas virtuais vieram para ficar, o mesmo pode-se dizer dos marketplaces, considerados os shopping centers da internet, pois abarcam várias lojas virtuais em uma mesma plataforma.

O administrador virtual que entra para um marketplace começa a ser chamado, nesse contexto, de seller. Ao fazer isso, no entanto, ele passa a ter que gerenciar a própria loja virtual e mais um canal de vendas dentro do marketplace. É aqui que começam os desafios, os quais podem ser o de:

1- Administrar os pontos de vendas

O gestor que já administra uma loja virtual terá que gerenciar também um marketplace que, em alguns casos, poderão ser mais do que um. Se as plataformas forem diferentes, ele terá que lidar com os conflitos.

2- Implementar a precificação dinâmica

Um dos conflitos é o da precificação dinâmica. O administrador terá que encontrar uma forma de corrigir os preços dos produtos nas diferentes plataformas automaticamente e simultaneamente.

3- Gerenciar a logística

Pontos de vendas diferentes podem gerar conflitos de estoque. Se a loja virtual e o marketplace venderem o último tênis do armazém, por exemplo, haverá problemas. Por isso, é preciso integrar a logística.

4- Desenvolver de promoções

Conflitos como os da logística podem ocorrer com as promoções, onde o administrador precisará lidar com preços, layout, discurso de vendas para plataformas distintas, mas com a mesma cultura organizacional.

5- Conseguir destaque para os produtos

Quanto maior o número de sellers dentro de um marketplace, maior será a dificuldade de o administrador fazer com que seu produto se destaque ao ponto de ser visualizado pelo consumidor.

 

Soluções para os desafios do Marketplace

Todos os cinco desafios do marketplace apresentados nesse artigo podem ser resolvidos por meio da integração de plataformas a aplicativos capazes de agregar todas as informações e favorecer a tomada de decisões em uma interface única.

A plataforma SkyHub, por exemplo, oferece inúmeras soluções que viabilizam a integração de múltiplos marketplaces. Já a plataforma e-commerce Vtex, por sua vez, conta com o módulo Bridge, que permite centralizar os produtos de todos os canais e sincronizar estoque, promoções, preços, etc.