Controle por voz: como isso vai impactar o e-commerce?

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Novas maneiras de procurar por produtos despontam no mercado

Comandos de voz vão mudar o e-commerce

Comandos de voz vão mudar o e-commerce

O controle por voz já produz impactos no e-commerce, tanto é que em setembro de 2017 as empresas Google e Walmart se uniram para proporcionar aos consumidores norte-americanos a experiência de compras de produtos por meio do Google Assistant e aparelhos do Google Home.

Além de viabilizar as compras por controle de voz, o aplicativo Google Assistant poderá, com base nos hábitos do consumidor, sugerir produtos complementares ou lembrar da compra de um determinado produto habitual. Ainda não se sabe quando esse serviço estará disponível aqui no Brasil.

Contudo, de acordo com informações da empresa Google mencionadas no site Use Mobile, 20% das pesquisas feitas por meio do aplicativo Google Assistant já são feitas por meio de controle por voz.

O site Use Mobile lembra ainda que outros sistemas de voz como o Alexa, Cortana e Siri também estão no páreo e ajudam no desenvolvimento da tecnologia integrando-a com a Inteligência Artificial (IA).

Com isso, espera-se que o comando por voz auxilie em demandas do comércio eletrônico, tais como:

• Oferecer mais rapidez e praticidade para buscar produtos;

• Conferir mais poder às tecnologias móveis nas compras e-commerce;

• Integrar melhor os aparelhos do tipo “Internet das coisas” ao e-commerce;

• Gerar dados que complementem o histórico de compras dos consumidores;

• Permitir que a IA integrada faça compras na medida certa em nome do consumidor.

Ainda não se sabe ao certo, mas o controle por voz poderá provocar impactos nas buscas orgânicas (SEO) e talvez até mesmo nos links patrocinados para e-commerce. Por enquanto, contudo, não é possível prever o que acontecerá quando as IAs integradas aos sistemas de comando por voz começarem a realizar buscas em massa por produtos na internet em nome dos consumidores.