Como trabalhar com os Correios na entrega e-commerce

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Conheça os principais serviços e facilidades que a empresa de entregas com maior credibilidade no Brasil oferece para você

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Nove em cada dez lojas virtuais usam os serviços de entrega dos Correios, conforme estatística publicada no site da própria empresa. Não sei se esse número está realmente certo, mas posso dizer que os serviços são eficientes.

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Além da eficiência na entrega, os Correios contam com várias soluções que proporcionam mais comodidade aos administradores de e-commerces e aos consumidores. Confira algumas delas:

– Ferramenta para cálculo de frete que pode ser integrada à sua loja virtual

– Guia Postal Brasileiro Eletrônico para validar o CEP e evitar devoluções

– Aplicativo endereçador para preenchimento e impressão fácil de etiquetas

– Gerenciador que atribui um número de rastreamento às encomendas

– Serviço Disque-coleta em que os Correios pegam a postagem na empresa

– Serviço de Coleta Programada de postagens na sua loja virtual

– Sistema de rastreamento de objetos para acompanhamento da entrega

– Logística reversa para os casos de devoluções de mercadorias

Já quando o assunto são as ferramentas de envio de produtos das lojas virtuais aos e-consumidores, os Correios oferecem as seguintes alternativas:

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– SEDEX: entrega expressa em qualquer lugar do Brasil

– SEDEX hoje: entrega no mesmo dia

– SEDEX 10: entrega até às 10h do dia útil seguinte

– SEDEX 12: entrega até às 12h do dia útil seguinte

– SEDEX a cobrar: o remetente estipula valor a ser cobrado do destinatário

– E-SEDEX: ideal para entrega de produtos adquiridos em lojas virtuais

– PAC: entrega econômica em todo o Brasil

– SEDEX Mundi Mercadoria: prioridade no prazo/tratamento para exterior

– EMS – Mercadoria expressa: prioridade no tratamento para fora do Brasil

– Leve Internacional: envio de mercadorias com até 2 quilos para exterior

– Mercadoria econômica: postagens com até 20 quilos para exterior

Apesar de todas essas facilidades, os Correios têm algumas restrições para o envio de mercadorias dos e-commerces para os seus clientes. Por exemplo, só são permitidas remessas individuais de até 30 quilos, remessas estaduais previstas em contrato com até 50 quilos e remessas agrupadas com até 600 quilos. O tamanho das postagens, por sua vez, não pode ultrapassar 200 centímetros cúbicos.

E mais, os Correios também não entregam produtos perigosos, drogas, armas, munições, cigarros, plantas, animais e produtos grandes e pesados em geral como eletrodomésticos e móveis. Para esses casos, tente outros serviços de entrega.

Bom, eu falei de quase tudo nesse artigo, mas ainda não disse como trabalhar com os Correios na entrega e-commerce. Há basicamente duas formas de se fazer isso. A primeira é “sem contrato”, que é ideal para lojas virtuais que estão começando agora e, por isso, ainda têm poucas entregas para fazer. A segunda é “com contrato”, modelo que oferece diferentes facilidades como preços de envio em média 30% mais baixos, acesso ao serviço de logística reversa e uso do e-SEDEX, que é a modalidade exclusiva para o e-commerce.

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