Compras de supermercado pela internet: 15% dos brasileiros já fazem

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Compras de supermercado pela internet: 15% dos brasileiros já fazem isso regularmente

Compras de supermercado pela internet: 15% dos brasileiros já fazem isso regularmente

Compras de supermercado pela internet são realidade para 15% dos brasileiros.

É o que nos mostra a pesquisa “Tendências do Consumidor em Supermercados” encomendada pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) e realizada pelo Ibope Inteligência.

O estudo levou em conta as respostas de mais de 2 mil brasileiros acima de 16 anos, no período de 2018 e 2019.

COMPRAS DO DIA A DIA

De acordo com o levantamento, quando o assunto são as compras do dia a dia:

• 59% dos brasileiros preferem supermercados e hipermercados

• 22% preferem mercadinhos de bairro e vizinhança

• 12% preferem atacados e atacarejos

Os brasileiros preferem os supermercados quando querem preços mais econômicos, variedade e qualidade de produtos.

Já os mercadinhos são mais usados por questões de proximidade de localização e conveniência.

Por fim, os atacadões são os preferidos dos brasileiros que estão interessados apenas em preços menores.

COMPRAS DE SUPERMERCADO PELA INTERNET

Cerca de 15% dos consumidores brasileiros realizam compras de produtos em supermercados via internet, segundo o estudo Apas.

Dentre os produtos prediletos destes consumidores estão os de:

• Higiene e beleza, com 57% de preferência

• Decoração e utilidades, com 50%

• Material de limpeza, com 46%

Enfim, com a evolução constante do e-commerce, dos meios de comunicação e logística, a tendência é que mais brasileiros passem a comprar online no futuro.

Higiene e beleza é a categoria campeã nas compras de supermercado pela internet

Higiene e beleza é a categoria campeã nas compras de supermercado pela internet

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NOS SUPERMERCADOS

Segundo a pesquisa Apas, das pessoas que compram em supermercados:

• 56% ainda usam folhetos impressos para pesquisar preços

• 32% pesquisam via internet

• 28% pesquisam via aplicativo de celular

Como se pode observar, há muita Transformação Digital a ser feita neste contexto.

• Para saber mais sobre este assunto, acesse e leia o post “O que é Transformação Digital”.

Pois bem, e muitos(as) donos(as) de supermercados têm trabalhado neste sentido.

De fato, dos que inovaram no período:

• 35% investiram em novos sistemas de caixas e estoques

• 25% em redes sociais

• 9% em CRM

• 8% em vendas online

• 8% em self-checkout

• 7% em aplicativos de celulares

• 6% em leitores de QR Codes

O estudo aponta que de 26% a 36% dos supermercadistas pretendem investir em vendas online em breve e, assim, transformar o negócio em omnichannel.

Compras de supermercado pela internet: tenha um estabelecimento comercial omnichannel

Compras de supermercado pela internet: tenha um estabelecimento comercial omnichannel

COMO INVESTIR EM VENDAS ONLINE?

Para um(a) dono(a) de mercadinho, supermercado ou atacadão, por exemplo, investir em vendas online é necessário criar um site e-commerce.

Para tanto, há basicamente duas maneiras de prosseguir.

A primeira delas é treinar um funcionário desenvolvedor ou contratar um que já esteja treinado para que este possa montar a loja virtual do seu estabelecimento.

Além de montar, este colaborador deverá realizar também a manutenção diária do site de comércio eletrônico.

Obviamente, você deverá pagar os salários e encargos para este funcionário.

Além disso, precisará arcar também com a compra de equipamentos (hardwares) e (softwares) para o seu setor de e-commerce.

Você deve prever a manutenção de tudo isso.

Em contrapartida, como segunda opção, é possível contratar uma agência especialista em e-commerce como a e-Plus, por exemplo.

Dessa maneira, todos os custos de contratação de funcionário e manutenção de setor de e-commerce desaparecem.

Seja como for, o importante é planejar antes.

Reúna sua equipe e verifique qual o melhor caminho a tomar.

E, se precisar, conte com o nosso suporte. =)