Cores no e-commerce influenciam vendas

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Cores no e-commerce: descubra qual delas é a favorita do seu público-alvo.

Cores no e-commerce: descubra qual delas é a favorita do seu público-alvo.

Será que as cores produzem algum efeito na decisão de compra dos consumidores em geral? Elas podem fazer com que um consumidor escolha um e não outro produto equivalente? As cores no e-commerce influenciam as vendas? Vejamos…

Estudo sobre cores e consumo

Para Raissa Zylberglejd, que em 2017 finalizou o Curso de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o estudo “A influência das cores nas decisões dos consumidores (em .pdf)”, orientado pelos doutores Maria Alice Ferruccio da Rocha e Roberto Ivo da Rocha Lima Filho, as cores impactam nas escolhas dos compradores no varejo.

Para chegar a tal conclusão e outras mais, Raissa preparou um questionário, com o qual analisou as preferências de 195 voluntários. Ela também os expôs à escolha de 1 entre 11 chocolates, que tinham como única diferença a cor de suas embalagens.

No decorrer deste experimento, os voluntários não poderiam cheirar, comer ou manipular os chocolates. O único parâmetro que poderiam usar para escolherem um deles era a cor.

Com isso, Raissa descobriu, por exemplo, que a azul é a cor preferida dos pesquisados, com 43,4% de adesão. A preta ficou em segundo lugar com 15,8% e a verde em terceiro com 12,8%.

Enfim, a pesquisa trata das cores no consumo em geral, entretanto, esses parâmetros também podem usados para gerar ideias de composição de cores no e-commerce. E tem mais…

Cores conservadoras e cores arrojadas

A pesquisadora Raissa relaciona as cores com os conceitos de “conservador” e “arrojado” dos investidores. Assim, as cores conservadoras são aquelas que transmitem sobretudo segurança e estabilidade. E as cores arrojadas certamente passam a sensação de impulso e ousadia.

De acordo com ela, são cores conservadoras:

• Azul, verde, preto, cinza, branco e marrom.

E são cores arrojadas (não conservadoras):

• Rosa, vermelho, amarelo, laranja e roxo.

Segundo a pesquisadora, uma mesma cor pode ter alguns tons conservadores e outros nem tanto. A azul clara, por exemplo, não é tão conservadora quanto a azul escura. A primeira associa-se à suavidade e a segunda à responsabilidade.

Cores no e-commerce: tons da mesma cor podem transmitir sensações diferentes.

Cores no e-commerce: tons da mesma cor podem transmitir sensações diferentes.

Por fim, abro um parênteses para dizer que essa concepção usada por Raissa pode muito bem ser aplicada a um projeto de Design e cores no e-commerce. Para tanto, basta reconhecer os propósitos do seu negócio e saber se o seu público-alvo é mais conservador ou mais arrojado, por exemplo.

Cores no e-commerce: preferências do público-alvo

Antes de estabelecer as cores no e-commerce, isto é, as cores do seu projeto de loja virtual, saiba quais são as preferências do seu público-alvo. Faça isso criando e aplicando pesquisas como esta que está sendo mencionada neste post.

Com a amostra de Raissa, ela descobriu, por exemplo, que:

• 90,0% dos voluntários de sua pesquisa com renda entre 2 e 3 salários mínimos têm uma cor conservadora como favorita;

• 91,9% dos voluntários com renda entre 5 e 10 salários mínimos têm uma cor conservadora como favorita;

• 70,0% dos voluntários com renda até 1 salário mínimo acharam que um chocolate com embalagem de cor arrojada era o que chamava mais atenção;

• 75% dos voluntários com 57 a77 anos desejaram consumir chocolates com cores conservadoras.

Observe como com uma pesquisa do tipo é possível obter informações muito aprofundadas sobre preferências de cores por idade e classe social, e também por gênero, níveis de ensino e outros parâmetros. Use isso em suas próprias pesquisas!

Conclusão

Com base no estudo mencionado neste artigo é possível concluir que as cores exercem influência no consumo. Por isso, você empreendedor(a) que atua no comércio eletrônico deve criar um projeto de cores no e-commerce.

Logo, desenvolva pesquisas que possam medir as preferências do seu público-alvo. Assim será possível saber, por exemplo, se um botão “Comprar” funciona melhor com uma cor arrojada ou com uma cor conservadora; determinar qual deve ser o tom dos menus; e estabelecer até mesmo as cores da marca e do logotipo.

Se não souber fazer isso adequadamente, então contrate um cientista social para tal. Você também pode observar o comportamento dos consumidores por meio de softwares do tipo “analytics”.

Dê o seu jeito. Meça como as cores dos produtos e também do layout e-commerce influencia seus consumidores e opte pelas mais promissoras.