Datas e-commerce: 73% dos negócios maduros se dedicam mais à Black Friday

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba como as datas comerciais são usadas para fins de campanhas publicitárias online!

Fazer um planejamento de datas e-commerce é distribuir o orçamento de Marketing na proporção certa para cada ocasião e desse modo gerar mais vendas. Imagem: @rawpixel.com
Fazer um planejamento de datas e-commerce é distribuir o orçamento de Marketing na proporção certa para cada ocasião e desse modo gerar mais vendas. Imagem: @rawpixel.com

Datas e-commerce é como chamamos as datas específicas que ocorrem ao longo do ano em que tradicionalmente se comemoram acontecimentos históricos e causas importantes, bem como ocorrem eventos comerciais típicos, entre outros fatores, as quais são usadas para impulsionar o comércio eletrônico. Entre essas datas posso citar, por exemplo, a Black Friday, o Natal e o Dia das Crianças.

Em datas assim e nas semanas que a antecedem e a sucedem, os(as) varejistas do e-commerce realizam campanhas de Marketing para divulgar seus produtos. Nestas campanhas eles oferecem descontos, frete grátis, facilidades de pagamento, fazem ofertas especiais e oferecem vários incentivos para que os consumidores tomem decisões de compra.

Do outro lado, os consumidores estão habitualmente condicionados a buscar e aproveitar oportunidades antes, durante e logo depois das datas e-commerce para adquirirem produtos que desejam há muito tempo. Dessa maneira, eles pesquisam em comparadores de preços, buscam produtos freneticamente nos sistemas de buscas como o Google, e caçam informações nas lojas virtuais e marketplaces.

Com efeito, cria-se um cenário no qual os varejistas e os consumidores funcionam como dois ímãs que se atraem mutuamente. Isso é extremamente poderoso porque toda essa energia em geral proporciona um aumento nas vendas, o que gera um impulso para o crescimento de lojas virtuais como a sua. Por isso, você precisa saber mais sobre as datas e-commerce, pois só assim poderá aproveitá-las do jeito certo.

DATAS E-COMMERCE: BLACK FRIDAY É A MAIS USADA PARA REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS

Recentemente, a Nuvemshop realizou uma pesquisa com 2.000 lojistas com o objetivo de expor sobretudo como os varejistas online se comportam na gestão de suas lojas. Sob o título “NuvemCommerce 8ª edição (2023)”, essa pesquisa apresenta algumas estratégias, soluções e tendências importantes do comércio eletrônico. Em um dos tópicos, ela revela dados sobre as datas do e-commerce. Perguntou-se aos lojistas como eles realizam campanhas em datas comerciais, ao passo que eles responderam:

Realização de campanhas em datas comerciais
Média GeralNegócios mais maduros
Black Friday53%76%
Dia do Consumidor32%57%
Dia das Mães31%51%
Natal27%40%
Dia dos Namorados27%35%
Dia dos Pais18%24%
Dia das Crianças12%15%
Dia do Frete Grátis12%15%
Páscoa9%17%
Halloween8%15%
Cyber Monday3%6%
Dia do Empreendedor2%4%
Dia do Orgulho LGBTQIAP+2%3%
Outros5%7%
Dados do estudo “NuvemShop 8ª edição (2023)”

Como se pode observar, a Black Friday é a principal data do e-commerce para os lojistas. É durante este evento que 53% dos varejistas online realizam campanhas de Marketing. Além disso, o estudo NuvemCommerce mostra que entre os negócios mais maduros, esse número sobe para 73%.

Em segundo lugar destaca-se o Dia do Consumidor com 32% na média geral e 57% de adesão entre os negócios mais maduros. Logo depois vem o Dia das Mães com uma relação de 31% e 51%, o Natal com 27% e 40% e o Dia dos Namorados com 27% e 35%. A lista prossegue, enfim, com outras datas importantes (vide tabela).

DISTRIBUIÇÃO DO ORÇAMENTO DE MARKETING AO LONGO DO ANO

Os números do relatório “NuvemCommerce 8ª edição (2023)” revelam principalmente uma tendência para investimento em publicidade no comércio eletrônico. Em outras palavras, eles dão uma pista do orçamento que você deve reservar para usar em Marketing ao longo do ano. Assim, você pode ficar de olho no calendário e-commerce e fazer um planejamento com muita antecipação. Daí, então, com os recursos para as campanhas separados, você terá mais tranquilidade para atrair público para a sua loja nas datas e-commerce.

COMO ATRAIR MAIS PÚBLICO PARA A SUA LOJA NAS DATAS E-COMMERCE

Para atrair mais público para a sua loja, seja em datas e-commerce ou em datas comuns, contrate a agência de Marketing Digital Agência e-Plus, pois ela conta com os serviços de Tráfego Pago, Inbound Marketing, SEO, CRO e Assessoria de Marketing Digital totalmente focados em empresas de comércio eletrônico como a sua.

Vídeo: soluções da Agência e-Plus para o e-commerce!

Com mais de dez anos de mercado, a Agência e-Plus atua em países como o Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Costa Rica e Equador, por exemplo. Enfim, para falar sobre o seu projeto de Marketing Digital para e-commerce basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro agora mesmo: