Devolução no e-commerce: como diminuir

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10 dicas para reduzir a taxa de devolução na sua loja virtual

Evite a devolução no e-commerce e fature mais alto. Imagem: @vectorjuice
Evite a devolução no e-commerce e fature mais alto. Imagem: @vectorjuice

Pesadelo dos lojistas, a devolução no e-commerce provoca danos sobretudo à logística e ao faturamento das empresas. Além das vendas perdidas, as devoluções geram custos de atendimento e coleta. Isso sem falar que muitas vezes os produtos são devolvidos fora de temporada e assim precisam ser revendidos a preços menores.

Estima-se que as taxas de devolução no Brasil variem de 5% a até 50%. Ou seja, a cada 100 compras, 5 a 50 produtos são devolvidos. Seja como for, isso é um preço muito alto a pagar por algo que pode ser solucionado com alguns procedimentos simples. Saiba mais em seguida!

10 DICAS PARA DIMINUIR A DEVOLUÇÃO NO E-COMMERCE

Você quer reduzir a taxa de devolução no e-commerce? Pois com alguns procedimentos simples pode-se obter resultados animadores. Logo adiante eu listo 10 formas de se fazer isso. Comece agora a:

01 – Entregar o produto certo

Quando um cliente compra um produto e recebe outro, a devolução é quase certa. Há ainda, ocasiões em que o produto vai certo, mas na quantidade errada. Por isso, você deve treinar a sua equipe para que ela possa separar, embalar e despachar o pedido com exatidão.

02 – Entregar produtos perfeitos

Seus clientes certamente devolverão um produto com defeito. Então, para evitar que esse tipo de envio seja feito, treine sua equipe para que ela possa fazer a inspeção de cada item antes de empacotá-lo. Isso sem dúvida pode evitar muitas devoluções.

03 – Evitar atrasos na entrega

Se no momento da compra a loja avisa que a entrega será feita em até sete dias, mas isso não é cumprido, muitos clientes ficam desapontados e acabam desistindo da compra. Sendo assim, procure cumprir os prazos de entrega. Caso não possa fazer isso, então aumente os prazos.

04 – Descrever os produtos de modo claro

Contrate um bom redator publicitário para escrever os textos das suas páginas de produtos. Desse modo, você reduzirá informações dúbias e subjetivas, as quais podem levar o cliente ao engano e consequentemente a uma futura devolução.

05 – Usar fotos adequadas

Muitos clientes aproveitam as fotos da sua loja virtual para visualizar os detalhes dos produtos. Então, inclua fotos em vários ângulos. Quanto mais informações o cliente puder ver a partir delas, maiores serão as chances dele acertar a compra, o que evitará uma devolução.

06 – Incluir vídeos adequados

Mais do que as fotos, os vídeos revelam detalhes importantes dos itens à venda. Eles podem ajudar os clientes a verificarem os recursos e ver um produto em funcionamento. Assim é possível ter mais certeza do que se está comprando, o que evita frustrações e devoluções.

07 – Apresentar os detalhes técnicos

Uma ficha técnica do produto é imprescindível porque ela aponta detalhes como tamanho, cor, estilo, material e funções, entre outros. Uma cor ou tamanho errado já é o suficiente para gerar uma custosa devolução. Evite isso fornecendo todos os detalhes técnicos possíveis.

08 – Manter um chat

Há clientes que sentem a necessidade de tirar dúvidas diversas e não têm tempo ou não querem acessar as sessões de perguntas frequentes da loja virtual. Para eles, seria ideal ter alguém para lhes prestar assistência em tempo real via chat ou videochat. Isso pode evitar muitas compras equivocadas.

Video: exemplo de atendimento audiovisual (loja virtual Poopsie’s)

09 – Incluir a opinião dos clientes

Uma grande parcela dos consumidores lê as opiniões de clientes para saber mais sobre um produto. Isso os ajuda a descobrir se o item se encaixa às suas demandas, o que pode evitar frustrações e pedidos de trocas. Portanto, exponha o conteúdo da audiência.

10 – Lidar com devoluções em série

Existem clientes que compram várias versões do mesmo produto para que assim possam escolher a versão adequada em casa. Depois, eles devolvem as versões que não ficaram boas. Eduque esses clientes via E-mail Marketing para que eles abandonem essa prática.

Ademais, procure entender o motivo de os produtos estarem sendo devolvidos. Pergunte os motivos das devoluções. Liste os motivos e descubra quais os mais frequentes. Em seguida, tente solucionar o problema pela raiz.

Trabalhe, enfim, dia após dia para diminuir a devolução no e-commerce. Assim você reduzirá os custos de atendimento e logística, por exemplo. E isso, por sua vez, permitirá que você aumente o seu faturamento.

Assim que puder clique em “Logística reversa no e-commerce” e leia um post complementar.