Datas comemorativas no e-commerce: Planejamento e ação

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Datas comemorativas não faltam em nosso calendário comercial. E o E-commerce ainda tem suas próprias datas especiais. Planeje ações integradas e aumente seus lucros.

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O comércio de lojas físicas sempre aguarda ansiosamente pelas datas comemorativas. Afinal, são os períodos em que essas lojas registram seu maior faturamento. Com as lojas virtuais não é diferente. As lojas online aproveitam a oportunidade para alavancar as vendas através de ações de marketing criativas e objetivas. Dias especiais não faltam, já que todos os anos a procura por presentes no Dia das Mães e dos Namorados, por exemplo, cresce a cada ano.

Logo de início, as empresas do e-commerce apresentam algumas vantagens em relação ao comércio físico. Esses diferenciais devem ser bem explorados pelos gestores dos sites. O principal atrativo de uma loja virtual é a inexistência de filas. Embora muitos brasileiros insistam em efetuar compras em cima da hora, outros tantos estão aprendendo a comprar com antecedência e via internet.

Dessa forma, em uma época como o Natal, no qual multidões “invadem” os shopping centers, nada melhor do que escolher o presente com calma, pelo tempo que for necessário e o mais importante: no aconchego do seu lar. Tudo o que cada loja virtual deve fazer é acrescentar uma dose extra de entusiasmo no desejo de compra de um visitante que pode vir a se tornar um comprador e, quem sabe, um cliente. Para isto, nada de focar apenas campanhas promocionais. É hora de valorizar produtos interessantes e cativantes.

Além dessas datas compartilhadas entre lojas físicas e lojas virtuais, temos datas voltadas exclusivamente para o comércio eletrônico como o Black Friday, Dia do Frete Grátis e Dia do Consumidor onde o público de e-commerce brasileiro já está se acostumando a aproveitar excelentes oportunidades.

Tendo em vista perspectivas como essa, basta que as empresas concentrem seus esforços em campanhas publicitárias certeiras que façam consumidores em potencial enxergarem o útil e o agradável. Daí para se decidir por uma empresa do e-commerce é simples.

Simples em teoria, pois vale a pena lembrar que a concorrência no meio virtual é tão gigantesca quanto no mundo real. Esse clima de disputa é natural, pois o mundo gira em torno da internet. Em virtude disso, as lojas virtuais devem efetuar um planejamento preciso e, preferencialmente, antes do início do próximo ano. Isso não significa que as campanhas não possam sofrer alterações, mas sim que existe um plano de contingência para cada reviravolta que possa surgir entre uma e outra data festiva.

Sempre que possível teste suas ações e compare os resultados entre um ano e outro. Por exemplo: No dia do consumidor, ofereça frete grátis durante toda a semana e veja se o resultado foi positivo e se é viável continuar oferecendo esse tipo de vantagem, ou dê cupons de desconto em determinado departamento de produtos. Com esses pequenos testes, você conhecerá melhor os tipos de ações que funcionam com o público da sua loja virtual e ainda pode descobrir maneiras excelentes de aumentar os lucros.

O mais importante é sempre se planejar com antecedência, fazer um check list de ações necessárias (criação de banners ou e-mail marketing para divulgação da promoção, quais departamentos estarão em oferta entre outros detalhes), colocar o planejamento em prática e medir os resultados. Converse com a sua agência de marketing digital e aproveite todo o potencial que o e-commerce oferece.