FIAT Brasil reduz em 67% o custo por lead ao usar o Icebreaker do Whatsapp Business

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Recurso melhorou a eficiência da comunicação com consumidores da montadora

Usando ferramentas de Marketing Digital da Meta, a FIAT Brasil ajudou mais consumidores a se aproximarem mais da marca. Foto meramente ilustrativa: @senivpetro
Usando ferramentas de Marketing Digital da Meta, a FIAT Brasil ajudou mais consumidores a se aproximarem mais da marca. Foto meramente ilustrativa: @senivpetro

Olá, olá, amigos e amigas da Agência e-Plus, tudo bem? Tenho o prazer de apresentar mais um case de Marketing Digital da Meta Ads. A FIAT Brasil usou o recurso Icebreaker do Whatsapp Business para aumentar a eficiência da comunicação com os consumidores da marca. Será que deu certo? É o que veremos logo em seguida. Vem comigo que eu te conto esta história.

CONHEÇA A FIAT BRASIL

Ao contrário do que muitos engraçadinhos pensam no Brasil, FIAT não é a sigla para Família Italiana Atrapalhando o Trânsito. Do latim, a palavra “fiat” significa “faça-se”. Os fundadores da montadora italiana usaram essa palavra como um acrônimo para “Fábrica Italiana Automobilística de Turim”.

Esta montadora singular surgiu na história em 1899 por iniciativa do empreendedor italiano Giovanni Agnelli. Desde cedo, Agnelli apostou na fabricação em série de motores. No início, sua fábrica produzia motores para navios e aviões, além de automóveis agrícolas. Posteriormente, passou a montar carros de passeio.

Hoje, a FIAT atua em mais de 150 países e conta com um batalhão de mais de 220 mil funcionários. A montadora chegou ao Brasil em 1976 e, por aqui, liderou as vendas de automóveis entre 2003 a 2015 e, mais recentemente, de 2021 a 2023. Ela possui, atualmente, mais de 500 pontos de vendas físicos, além de uma loja virtual no país.

Com efeito, é natural que os diretores da empresa quisessem melhorar a comunicação com o público brasileiro. E para fazer isso, eles criaram um projeto com a Meta, o qual envolveu o uso de um recurso do Whatsapp Business. Continue lendo para saber mais!

O PROJETO DA FIAT BRASIL COM A META E WHATSAPP BUSINESS

O projeto de Marketing Digital da FIAT Brasil consistiu na personalização da Jornada de Compra por meio da comunicação. A ideia foi criar um sistema automático, que permitisse aos consumidores tirar suas dúvidas rapidamente. Para tanto, a FIAT usou algumas ferramentas da Meta, entre as quais o Whatsapp Business. Acompanhe adiante!

SOLUÇÕES

Entre as soluções da Meta para a FIAT Brasil posso citar, por exemplo:

  • Anúncios de clique com testes AB para alcançar os consumidores com maior eficiência;
  • Anúncios do Facebook, Instagram e Messenger;
  • Pixel da Meta para acompanhamento da performance da campanha;
  • Whatsapp Business para comunicação com os consumidores.
Vídeo: saiba como usar o Whatsapp Business no seu e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Além disso, a FIAT Brasil usou o Icebreaker, que é uma função do Whatsapp Business que permite criar e enviar de forma automática algumas perguntas personalizadas para os consumidores, logo depois deles clicarem em um anúncio nas redes sociais da Meta. 

O Icebreaker permite incluir até 5 perguntas pré-elaboradas para o consumidor escolher uma com apenas um clique. É possível elaborar perguntas como “Como faço para comprar um carro da FIAT?” ou “Quanto custa um carro da FIAT?, por exemplo. 

Com efeito, após clicar em um anúncio, o consumidor tem acesso a uma caixa de mensagem com as perguntas pré-elaboradas. Após escolher e enviar uma pergunta via Whatsapp, um bot envia uma resposta para o consumidor.

Estas soluções ajudaram a FIAT Brasil a tornar a comunicação com os consumidores mais inteligente e eficiente. Os resultados você poderá conferir no próximo tópico. Leia agora mesmo e fique por dentro!

RESULTADOS DO PROJETO DA FIAT BRASIL COM A META E WHATSAPP BUSINESS

O projeto da FIAT Brasil com o Whatsapp e outras ferramentas da Meta proporcionou maior assertividade no direcionamento de consumidores para conversas de alto valor. Desse modo, o aproveitamento da comunicação da empresa melhorou substancialmente. Para você ter uma ideia, a FIAT obteve:

  • 67,74% (3,1 vezes) de redução no custo por lead;
  • 10,96% de redução no custo por conversa iniciada.

Como se pode observar, as ferramentas da Meta foram muito úteis para a FIAT Brasil. Elas possibilitaram à montadora aumentar a performance de sua comunicação, o que certamente gerou muitas vendas para a empresa. Por essas e outras, vale a pena usar essas ferramentas.

COMO IMPLEMENTAR MARKETING DIGITAL COM AS FERRAMENTAS DA META?

Para implementar Marketing Digital com as ferramentas da Meta, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação Meta Media Buying Professional e, sendo assim, está habilitada para criar e gerenciar campanhas de divulgação com essa tecnologia.

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou mais de 400 projetos de e-commerce e Marketing Digital para empresas na Espanha, Portugal, Costa Rica, Colômbia, Equador e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: