Gerente de Marketing Digital: contratar especialista para divulgar e-commerce vale a pena?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Descubra quais habilidades um(a) bom(ao) profissional desse ramo deve ter!

Gerente de Marketing Digital é aquele(a) que executa campanhas de divulgação voltadas para atingir um público-alvo na internet

Gerente de Marketing Digital é aquele(a) que executa campanhas de divulgação voltadas para atingir um público-alvo na internet

Gerente de Marketing Digital é o(a) profissional que planeja e aplica estratégias e técnicas de divulgação principalmente nos meios online. No contexto do e-commerce, ele(a) tem basicamente quatro grandes objetivos:

1 – Aumentar o número de visitantes únicos em uma loja virtual para que esta possa fazer mais vendas;

2 – Aumentar o número de assinantes (de E-mail Marketing, canais de vídeos e mídias sociais, por exemplo) e assim obter um público de potencias compradores;

3 – Tirar as dúvidas dos assinantes e prepará-los para que possam comprar pela primeira vez ou comprar mais vezes ao longo de um determinado período;

4 – Aumentar a Taxa de Conversão de Vendas (TCV).

No Brasil, a TCV média é de 1%. Então, isso significa que a cada 100 visitantes de uma loja virtual apenas 1 compra. Sendo assim, é tarefa do(a) gerente de Marketing usar suas habilidades para aumentar a TCV para 2%, 3%, 4% ou mais.

Enfim, é nessa hora que você diz: “Mas que habilidades seriam essas, Tiago?”

Quais as habilidades que um(a) gerente de Marketing Digital deve ter?

Basicamente, para divulgar e-commerce um(a) gerente de Marketing Digital precisará contar com habilidades que lhe permitam planejar e colocar em prática estratégias e técnicas como as de:

• Campanhas de Marketing Digital para e-commerce

E-mail Marketing para e-commerce

• Links patrocinados para e-commerce

• Blog e-commerce

• Canal de vídeos e-commerce

• Mídias Sociais Ads

• SEO e-commerce

• Comparadores para e-commerce

• Plataformas e-commerce

• Sistemas de promoções de produtos em lojas virtuais

• Funil de Vendas

• E-books para e-commerce

• Inbound Marketing para e-commerce

• Mídia Programática para e-commerce

• Webinar

• Automação de Marketing

• Real Time Marketing/lives

• Chatbots

• Native Ads

• Growth Hacking

• Softwares do tipo Analytics

Um(a) gerente de Marketing Digital deve saber sobretudo criar projetos, operar e monitorar todas as ferramentas mencionadas nos tópicos imediatamente anteriores e acompanhar também os consumidores a elas integradas.

Como se tornar um(a) gerente de Marketing Digital?

Para se tornar um gerente de Marketing Digital é preciso investir em cursos de graduação e treinamentos de alta performance

Para se tornar um gerente de Marketing Digital é preciso investir em cursos de graduação e treinamentos de alta performance

Alguém que queria se tornar um(a) ótimo(a) gerente de Marketing Digital deve:

• Concluir curso superior (graduação ou pós, por exemplo) em Marketing

• Concluir treinamentos de atualização e alta performance em Marketing Digital

Seja como for, sugiro aos(às) interessados(as) neste ramo de trabalho a realização de um Curso de Marketing Digital na ComSchool, pois os treinamentos dessa escola são reconhecidos pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Vale a pena contratar um gerente de Marketing Digital para e-commerce?

Sem dúvida, vale a pena. Um(a) profissional de Marketing Digital lhe ajudará sobretudo a aumentar o número de visitantes únicos da sua loja virtual e também o número de assinantes. Com isso, você poderá fazer muito mais vendas.

Para contratar um profissional desse ramo, publique uma vaga de emprego em sites como:

• InfoJobs

• LoveMondays

• Catho

• Empregos

• Indeed

Decerto, se você não quiser se comprometer com o pagamento de salários e encargos, então considere a possibilidade de contratar os serviços de Marketing Digital em uma agência como a e-Plus.

A e-Plus fornece os seguintes serviços de Marketing Digital:

• SEO

• Links patrocinados

• E-mail Marketing

• Comparadores

Gestão de Marketing Digital para e-commerce

Em muitos casos, a terceirização desses serviços com uma agência de Marketing Digital como o a e-Plus poderá sair muito mais em conta do que a contratação de um profissional específico.

Quanto pagar para um gerente de Marketing Digital?

Salário Médio de um(a) gerente de Marketing Digital: R$ 8.633,00 mensais

Salário Médio de um(a) gerente de Marketing Digital: R$ 8.633,00 mensais

De acordo com o site LoveMondays, a faixa salarial média de um(a) gerente de Marketing Digital gira em torno de R$ 8.633,00 (dados de março de 2019). De 70 salários contabilizados neste site até a referida data:

• 31 são de R$ 3.114,00

• 18 são de R$ 7.041,00

• 13 são de R$ 10.969,00

• 7 são de R$ 14.896,00

• 1 é de R$ 18.823,00

Grandes salários são acompanhados de grandes responsabilidades. Esse lema vale tanto para o empregador quanto para o empregado. Mas, enfim, este é o cenário. Faça as suas contas, isto é, analise se é melhor contratar um(a) gerente de Marketing Digital ou terceirizar essa área para uma agência de Marketing Digital.