Loja falsa: 65% dos consumidores podem considerar golpe uma loja virtual que não tem avaliações de clientes

6 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba o que você deve fazer se os consumidores estiverem achando que a sua loja online é uma cilada!

Loja falsa? Lojas que parecem fake para os consumidores não são levadas a sério. Foto meramente ilustrativa: @azerbaijan-stockers
Loja falsa? Lojas que parecem fake para os consumidores não são levadas a sério. Foto meramente ilustrativa: @azerbaijan-stockers

Para os consumidores online em geral, uma loja falsa é aquela loja virtual que não passa a credibilidade necessária para que eles possam fazer compras de forma segura. Para eles, entre uma loja que é falsa e outra que parece ser falsa não há nenhuma diferença. Neste contexto, se a sua loja online parece ser uma loja falsa aos olhos dos consumidores, então você, comerciante, tem um grande problema. Se isso realmente estiver acontecendo, você pode estar perdendo vendas preciosas sem saber.

Para você ter uma ideia, de acordo com o estudo E-commerce Trends 2024 realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box com mais de 2.000 consumidores online, 65% dos consumidores podem considerar fraude uma loja online que não tem avaliações de clientes.

Mas não é só isso. Outros problemas como design feio, falta de fotos e ausência nas redes sociais, também transmitem aos consumidores uma sensação de incredibilidade. Logo em seguida, mostraremos mais fatores que podem estar deixando seu comércio online com cara de loja falsa. Conheça esses fatores e, é claro, evite-os!

LOJA FALSA: CONSUMIDORES TÊM MEDO DE FRAUDES

Conforme dados da já mencionada pesquisa E-commerce Trends 2024:

  • 92% dos consumidores online já abandonaram compras em determinadas lojas virtuais por acharem que se tratavam de fraude;
  • 74% dos consumidores já deixaram de comprar mais de uma vez em lojas que consideraram lojas falsas, isto é, fraudulentas.

Existem vários fatores que podem fazer com que uma loja virtual pareça uma loja falsa, golpe ou fraude. A saber, a pesquisa da Octadesk demonstrou que:

  • 65% dos consumidores podem considerar fraude uma loja virtual que não tem avaliações de clientes que já compraram nela;
  • 56% podem evitar lojas virtuais e aplicativos cujos visuais não parecem confiáveis;
  • 55% podem considerar uma loja falsa se ela não contar com informações claras sobre os produtos;
  • 51% vão considerar sua loja fake e vão abandoná-la, caso não a encontrem nos resultados de pesquisas no Google;
  • 41% podem achar um app ou uma loja falsa se estes não contarem com fotos dos produtos;
  • 39% tendem a considerar fraude uma loja virtual que não tem presença nas redes sociais;
  • 29% podem achar que uma loja é falsa se ela apresentar poucos meios de pagamento.
Vídeo: saiba mais sobre qual é a importância de contar com avaliações de clientes na sua loja virtual (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!
Vídeo: entenda por que as avaliações falsas comprometem a credibilidade da sua loja virtual (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

O estudo aponta, ainda, que para 62% dos consumidores, o número de fraudes no e-commerce vem aumentando. Ou seja, há uma quantidade enorme de consumidores em alerta, para os quais uma loja virtual com design ruim, por exemplo, não merece uma visita. Continue lendo para saber mais sobre isso!

QUEM JÁ FOI VÍTIMA DE FRAUDE?

De acordo com a E-commerce Trends 2024:

  • 42% dos consumidores online entrevistados relataram que já foram vítimas de golpe durante uma compra em loja virtual. 

E mais. Entre os consumidores que já foram vítimas:

  • 44% disseram que não receberam o produto;
  • 43% compraram em uma loja falsa, isto é, que não existia;
  • 22% receberam produto diferente do que foi comprado;
  • 21% tiveram o cartão de crédito clonado;
  • 12% tiveram os dados roubados.

Como se pode observar, o impacto e o estrago feito pelas lojas falsas no mercado é grande. Por isso, se você é um comerciante sério, então é importante evitar ao máximo que a sua loja virtual pareça fake. Pois conheça em seguida algumas dicas para corrigir esse problema!

COMO CORRIGIR O PROBLEMA DA LOJA FALSA?

Existem várias ações que você pode realizar para evitar que a sua loja pareça falsa aos olhos dos consumidores. Por exemplo:

  • Invista em um design bonito, pois isso passa a sensação de que a sua marca tem credibilidade;
  • Insira na loja virtual os endereços físicos, os endereços eletrônicos e os telefones da sede e das suas lojas físicas, bem como o CNPJ da empresa;
  • Use certificado SSL para demonstrar que a sua loja é segura;
  • Transmita mais segurança ainda incluindo selos de confiança;
  • Inclua políticas de frete, devoluções e de uso de dados, entre outras;
  • Mantenha na loja um meio de contato em tempo real como um chat, por exemplo;
  • Inclua a sua loja virtual nas principais redes sociais;
  • Realize um projeto de SEO para indexar sua loja virtual no Google e outros buscadores.

Enfim, para evitar que os consumidores olhem para a sua loja virtual e pensem “esta é uma loja falsa”, você precisa fazer com que ela transmita credibilidade e segurança. Só assim os consumidores terão a coragem para acessá-la, para compartilhar dados pessoais e concluir compras.

SUPORTE PARA CORRIGIR O PROBLEMA DA “LOJA FALSA”

Caso você precise de ajuda para corrigir esse problema na sua loja virtual, recorra à Agência e-Plus. A Agência e-Plus possui certificação nas maiores plataformas de e-commerce e de Marketing Digital do Mercado, tais como VTEX, Shopify Plus, Nuvemshop, Google Ads e Meta Ads, entre outras. Sendo assim, ela está habilitada para criar, migrar, integrar, testar, otimizar, evoluir, gerenciar, divulgar e escalar lojas virtuais com estas tecnologias.

Vídeo: conheça o escritório da Agência e-Plus!

Além disso, a Agência e-Plus fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento para comerciantes como você e para os seus funcionários. Dessa maneira, ao contratar a Agência e-Plus, você garante que a sua loja virtual terá o melhor aspecto possível na internet. 

Com mais de 10 anos de história, a Agência e-Plus já realizou projetos para mais de 400 marcas, entre as quais a Xerox, a Pirelli, Embelleze, Pierre Cardin, Speedo, Vila Romana, Le Coq Sportif, Sonda e Torra, por exemplo, em Portugal, Espanha, Argentina, Colômbia, Equador, Costa Rica e Brasil, entre outros países. Você também pode contratar a partir de qualquer lugar do mundo. Para fazer isso, clique no botão a seguir e inicie uma conversa via aplicativo mensageiro agora mesmo: