Lojas virtuais carecem de conteúdo, revela pesquisa EQI 2019

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Estudo avaliou a qualidade do e-commerce sob a perspectiva dos consumidores

EQI 2019: e-commerces brasileiros deixam a desejar no conteúdo
EQI 2019: e-commerces brasileiros deixam a desejar no conteúdo

As lojas virtuais brasileiras carecem de bom conteúdo. Por isso, elas têm pontuação abaixo do esperado na pesquisa E-commerce Quality Index (EQI 2019).

A EQI 2019 foi realizada pela startup de tecnologia Lett em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), ComSchool e Opinion Box.

De acordo com a Lett, o estudo EQI avalia a qualidade do e-commerce sob a perspectiva do consumidor final.

Com efeito, neste estudo foram analisados mais de 5 milhões de páginas de produtos em 118 sites de comércio eletrônico da Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México e Peru.

Ademais, foram ouvidos mais de 2 mil consumidores acerca do tema “o que é mais importante em uma página de produto”.

Confira alguns resultados adiante neste mesmo artigo.

Acesse e leia também o post “Investimento em Marketing Digital” e, dessa maneira, confira pesquisas que demonstram como as empresas dos EUA e do Brasil estão lidando com isso.

5 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LOJAS VIRTUAIS USADOS NA PESQUISA EQI 2019

A EQI 2019 empregou 5 princípios para assim traçar um mapa da qualidade do comércio eletrônico no Brasil e em outros países da América.

Observe em seguida quais foram os critérios de avaliação usados na pesquisa:

1 – Imagens: a quantidade de imagens nas páginas de produtos

2 – Descrições: a quantidade de palavras usadas na descrição de produtos

3 – Comentários: a quantidade de comentários dos consumidores sobre o produto na página de produto

4 – Avaliações: a nota dos consumidores acerca do produto

5 – Títulos: a nota média do título da página de produto e da categorização da mesma na loja virtual

Critérios de avaliação EQI 2019
Critérios de avaliação EQI 2019

De acordo com o estudo, a nota mínima aceitável para os quatro primeiros critérios era de 60% e para o último critério era de 100%.

Vídeo: 5 vantagens do conteúdo no e-commerce

NOTA DE QUALIDADE EQI 2019

Com base nos critérios de “qualidade e-commerce” já mencionados, a EQI 2019 classificou os países pesquisados em uma lista do melhor para o pior, veja:

1 – Estados Unidos: nota 56,9

2 – Brasil: 40,1

3 – México: 34,7

4 – Chile: 29,3

5 – Argentina: 28,8

6 – Peru: 28

7 – Colômbia: 23,8

Como se pode observar, todos os países ficaram abaixo da nota média de 60.

O QUE PESA MAIS NA NOTA DADA AO E-COMMERCE BRASILEIRO?

O que estaria, enfim, derrubando a nota média das lojas virtuais brasileiras?

Segundo o estudo, o comércio eletrônico nacional ficou com as seguintes notas nos 5 critérios de avaliação:

1 – Títulos: 94,3%

2 – Imagens: 70,1%

3 – Descrições: 42,9%

4 – Avaliações: 4,2%

5 – Comentários: 3,6%

Páginas de produtos das lojas virtuais brasileiras têm poucas avaliações de consumidores
Páginas de produtos das lojas virtuais brasileiras têm poucas avaliações de consumidores

Desse modo, é visível que os três maiores problemas dos sites de e-commerce do Brasil são:

1 – A falta de descrições adequadas para os produtos

2 – A falta de avaliações dos consumidores nas páginas de produtos

3 – A falta de comentários dos consumidores sobre os produtos (conteúdo da audiência)

Assim, tanto o falta de descrições como a de comentários revelam que as lojas online tupiniquins sofrem com um déficit de conteúdo.

Acesse e leia também post “Descrição de produtos” e aprenda, então, como criar páginas de produtos ricas em informações.

CONCLUSÃO

Invista em conteúdo, isto é, contrate uma agência de Marketing Digital como a e-Plus para a produção de conteúdo em formatos de textos, imagens, infográficos, vídeos e até áudios, entre outros, para as suas páginas de produtos.

Quanto mais completas as suas páginas de produtos forem, maior será a qualidade da sua loja virtual na percepção dos consumidores.

Sendo assim, as suas chances de fechar mais vendas em intervalos de tempos específicos também aumentará.

Acesse e leia também o post “Divulgar e-commerce” e descubra como trabalhar o conteúdo da sua loja online adequadamente e assim transformá-la em uma fonte de consultas e pesquisas e, é claro, em um bom lugar para fazer compras.