Machine Learning dominará o e-commerce

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Sistemas inteligentes vão otimizar cada vez mais a experiência de compra dos consumidores

Machine Learning: sistemas analisam, aprendem e fornecem soluções personalizadas para cada consumidor
Machine Learning: sistemas analisam, aprendem e fornecem soluções personalizadas para cada consumidor

No e-commerce, Machine Learning (Aprendizado de Máquina, em Português) é um ramo da Inteligência Artificial (IA) que visa o oferecimento automático de soluções personalizadas aos consumidores com base no conhecimento dos dados de seus comportamentos e experiências de compras ao longo do tempo.

De acordo com estatística da Gartner veiculada no site Disruptive Advertising, 80% de todas as interações com clientes serão realizadas via IA até 2020. Como se pode observar, portanto, este é um grande momento também para a Machine Learning no comércio eletrônico.

Acesse e leia também o post “Inteligência Artificial a serviço do e-commerce”.


COMO FUNCIONA A MACHINE LEARNING NO E-COMMERCE

O primeiro passo para o funcionamento da Machine Learning no comércio online é a captação de dados dos consumidores, o que pode ser realizado sobretudo via:

  • Cookies de rastreamento usados em sites e lojas virtuais
  • Sensores de rastreamento de localização dos consumidores
  • Preferências pessoais abertamente declaradas
  • Classificação de comportamento via First-party Data
  • Histórico de interações e compras em diferentes canais de vendas e atendimento
  • Histórico de comportamento em lojas físicas via reconhecimento facial
  • Histórico de comportamento do consumidor na Internet das Coisas
  • Histórico de pesquisas visuais, textuais e por voz
Dados são fundamentais para abastecer a Machine Learning
Dados são fundamentais para abastecer a Machine Learning

Posteriormente, softwares de Machine Learning podem “aprender” com esses dados e transformá-los em soluções personalizadas para os consumidores, as quais poderão gerar mais vendas, entres outras vantagens.

Acesse e leia também o post “Marketing Digital para e-commerce”. Descubra, então, o que é First, Second e Third-party Data.


VANTAGENS DO APRENDIZADO DE MÁQUINA NO E-COMMERCE

O uso de softwares de Aprendizado de Máquina no e-commerce possibilita realizar de forma automática ações como:

  • Recomendar produtos mais adequados aos consumidores
  • Ofertar sites e páginas personalizadas para clientes específicos
  • Ofertar produtos mais relevantes nos resultados de pesquisas
  • Oferecer atendimento mais relevante para cada tipo de consumidor
  • Trabalhar com estratégias de personalização mais eficazes
  • Usar o Big Data da empresa com mais facilidade
  • Reduzir a distribuição de conteúdo irrelevante para o consumidor
  • Reduzir déficits de atendimento aos clientes
  • Reduzir as taxas de abandono de carrinho
Sistemas que aprendem com a rotina do consumidor podem recomendar produtos mais adequados para cada pessoa
Sistemas que aprendem com a rotina do consumidor podem recomendar produtos mais adequados para cada pessoa

Com efeito, vale lembrar que sistemas Machine Learning funcionam 24 horas por dia. Em outras palavras, eles fazem o trabalho de um vendedor humano ininterruptamente.

De fato, é bem por isso que as empresas de e-commerce estão investindo pesado em IA e Aprendizado de Máquina.

Acesse e leia também o post “Como usar a Machine Learning do Google para tornar sua loja virtual relevante para os consumidores”.


INVESTIMENTO EM MACHINE LEARNING

O site Business Insider publicou recentemente um estudo que aponta o percentual de varejistas globais que pretendem investir em Machine Learning e tecnologias relacionadas até 2021. Confira, em seguida, o resultado:

  • Big Data e Internet das Coisas: 77%
  • Sensores de Rastreamento Ativos: 75%
  • Machine Learning: 72%
  • Sensores de Rastreamento de Tráfego de Clientes: 71%
  • Marketing Baseado em Localização: 70%
  • Automação de Estoque e Cadeia de Suprimentos: 65%
72% dos varejistas pretendem investir em Aprendizado de Máquina até 2021
72% dos varejistas pretendem investir em Aprendizado de Máquina até 2021

Como visto, o Aprendizado de Máquina veio para ficar no comércio eletrônico e no varejo omnichannel em geral. Sendo assim, você deve pesquisar e implantar ferramentas do tipo. Isso certamente lhe ajudará a se manter à frente dos seus concorrentes.