Mapeamento de processos e sua importância no e-commerce

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Conheça as vantagens de documentar o passo a passo das atividades da sua empresa!

Recursos de mapeamento de processos como os roteiros de produção, por exemplo, podem orientar a fabricação, vendas, Marketing e distribuição dos produtos do seu e-commerce no mercado e, assim, facilitar a reprodutibilidade e reduzir seus custos. Foto meramente ilustrativa: @drazenzigic
Recursos de mapeamento de processos como os roteiros de produção, por exemplo, podem orientar a fabricação, vendas, Marketing e distribuição dos produtos do seu e-commerce no mercado e, assim, facilitar a reprodutibilidade e reduzir seus custos. Foto meramente ilustrativa: @drazenzigic

Mapeamento de processos é um procedimento que visa documentar sistematicamente as tarefas, ações e serviços dentro de uma empresa, a qual pode ser uma empresa de e-commerce como a sua, visando assim a reprodutibilidade dos mesmos de forma padronizada.

COMO FAZER O MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO E-COMMERCE?

Existem vários recursos que permitem fazer o mapeamento de processos no seu comércio eletrônico. Use, por exemplo:

Modus Operandi:

Documento geralmente redigido pelo departamento de treinamento técnico, o Modus Operandi (Modo de Operar) é um manual de instruções que os funcionários podem acessar para, desse modo, descobrirem como devem operar um determinado equipamento. Ele é amplamente usado nas indústrias farmacêuticas para explicar aos funcionários como eles devem usar as máquinas de produção. Você pode usar isso no e-commerce para padronizar o uso das impressoras, computadores e demais aparelhos.

Roteiro de Produção:

Também muito útil nas indústrias farmacêuticas, o Roteiro de Produção é uma receita com um passo a passo para um funcionário adicionar a matéria-prima em um processo de fabricação. O funcionário deve assinar cada etapa realizada. Adaptando isso ao e-commerce, você pode criar Roteiros de Produção para processos que envolvem criação de campanhas de Marketing para determinadas datas, o processo de embalagem de produtos, a criação de páginas de vendas e blog posts, a produção de vídeos ou o procedimento para os motoboys realizarem entregas, entre outras ações.

Fluxograma:

Fluxogramas são diagramas que empregam símbolos para orientar os funcionários sobre as alternativas de um processo ou ação dentro da sua empresa. Eles geralmente apontam caminhos diversos que devem ser seguidos, de acordo com cada situação. Cabe ao funcionário avaliar qual fluxo ele deverá seguir no momento oportuno.

Além desses recursos, para fazer o mapeamento de processos você também pode utilizar cronogramas, planilhas, mapas mentais, etc. Se preciso for, use softwares de mapeamento de processos como o Bizagi Modeler, Lucidchart e Creately.

VANTAGENS DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO E-COMMERCE

Existem várias vantagens de fazer o mapeamento de processos no seu e-commerce. Talvez a principal delas seja garantir que todos os seus funcionários irão realizar os serviços internos de maneira padronizada e que, desse modo, os resultados sempre serão os mesmos, independentemente de quem e quando realizar cada serviço. Essa padronização certamente fortalece a identidade da sua marca. 

Além disso, o mapeamento de processos pode reduzir as dúvidas dos funcionários e evitar a realização inadequada dos serviços internos. Ela pode reduzir os retrabalhos e, dessa maneira, diminuir os seus custos. Também pode facilitar o treinamento de funcionários, adequar e inculcar rotinas de trabalho, diminuir gargalos nos processos e muito mais.

COMO IMPLEMENTAR O MAPEAMENTO DE PROCESSOS NO E-COMMERCE?

Para realizar a gestão do seu e-commerce, recorra ao suporte da Agência e-Plus. A Agência e-Plus fornece serviços de consultoria, assessoria e treinamento, que podem ser úteis para o mapeamento de processos no seu comércio eletrônico.

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