Marketing de Conteúdo para e-commerce: como fazer?

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Vantagens, formatos e dicas gerais para você colocar suas campanhas em prática

Marketing de Conteúdo para e-commerce: atraia visitantes e ao mesmo tempo torne-se uma autoridade no seu ramo de negócios.

Marketing de Conteúdo para e-commerce: atraia visitantes e ao mesmo tempo torne-se uma autoridade no seu ramo de negócios.

Marketing de Conteúdo para e-commerce é uma estratégia de Marketing Digital que visa a produção, publicação e indexação de conteúdo dotado de potencial para divulgar sua loja virtual e seus produtos online e/ou offline, e com isso atrair a atenção de consumidores e transformá-los em seus clientes.

Principais vantagens de contar com o Marketing de Conteúdo para e-commerce

Ao realizar campanhas de Marketing de Conteúdo para e-commerce, você poderá:

– Responder dúvidas dos consumidores e assim tornar seu e-commerce uma autoridade

– Ajudar os consumidores que visitam suas mídias a tomarem uma decisão de compra

– Educar os consumidores para a efetivação de compras na sua loja virtual

– Aumentar a sua lista de assinantes (leads) de E-mail Marketing, blog, etc.

– Aumentar a credibilidade e a confiança do consumidor na marca do seu e-commerce

– Conhecer o comportamento dos consumidores e ter insights para melhorias do negócio

– Criar textos, vídeos, fotos e outros formatos, os quais poderão ser indexados no Google

– Ter suas páginas de conteúdo encontradas no Google sem precisar pagar nada por isso

– Reduzir os gastos com outros tipos de divulgação (impressos, mídia tradicional, etc.)

– Aumentar a audiência e a visibilidade da marca do seu negócio e-commerce

– Fazer com que os consumidores gerem conteúdo para você (conteúdo da audiência)

É por isso que o ditado “Na internet, conteúdo é rei” continua válido. Mas o conteúdo também pode ser publicado fora dela, como veremos a seguir.

Marketing de Conteúdo para e-commerce: formatos de publicação

Dentre os principais formatos online e offline de publicação do Marketing de Conteúdo para e-commerce posso citar:

– Os vídeos voltados para canais de vídeos apropriados

– Os blog posts em blogs e-commerce

– Os posts em redes sociais como o Facebook, Pinterest e Instagram

– Os panfletos e informativos impressos

– As revistas e jornais impressos

– Os áudios em podcasts

– As páginas de produtos dentro das lojas virtuais

– Os infográficos

– As pesquisas em geral publicadas em meios impressos ou na internet

– As respostas e comentários de autoria dos próprios consumidores

– Os reviews de produtos

– As mensagens de campanhas de E-mail Marketing

Enfim, existem diferentes formatos e mídias e cada um deles exige procedimentos específicos de publicação e veiculação.

• Acesse e leia também o artigo “Divulgar e-commerce” e saiba como transformar sua loja virtual em uma fonte de consultas e pesquisas

Dicas gerais para a realização de campanhas de Marketing de Conteúdo para e-commerce

Independentemente do formato de publicação, ao realizar uma campanha de Marketing de Conteúdo para e-commerce tenha sempre em mente que você deverá:

– Conhecer bem seu público-alvo e sua Buyer Persona:

Use todos os métodos possíveis para conhecer o máximo sobre o comportamento do público-alvo e da Buyer Persona relativos ao seu negócio. Empregue essas informações para criar o conteúdo adequado para o seu nicho.

– Responder às dúvidas e anseios dos internautas/consumidores:

Use ferramentas como o Keyword Planner para descobrir como as pessoas pesquisam o seu nicho de negócios e os seus produtos e serviços na internet. De posse dessa informação, crie conteúdos com soluções para cada caso.

– Educar e fidelizar os seus consumidores:

Além de responder às dúvidas e anseios dos consumidores, o seu conteúdo precisa educar as pessoas para que elas conheçam a sua loja virtual, visitem as suas páginas de produtos e façam compras lá não apenas uma vez, mas várias.

– Indexar o seu conteúdo no motores de buscas:

Empregue em todos os seus conteúdos as técnicas SEO apropriadas para que seus textos, vídeos, imagens, áudios e outros formatos sejam indexados nos motores de buscas como o Google. Assim, esse conteúdo poderá ser encontrado pelos internautas.

O Marketing de Conteúdo para e-commerce é trabalhoso e demora para dar resultados, entretanto, os resultados são consistentes. Se fizer do jeito certo, ele poderá gerar crescimento em longo prazo para o seu e-commerce e colocá-lo no topo do seu nicho de negócios.