Marketing Orgânico: o que é e qual sua importância no e-commerce?

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Com o Marketing Orgânico você pode atrair consumidores mais qualificados por meio do conteúdo orgânico para o seu e-commerce. Imagem: @macrovetor
Com o Marketing Orgânico você pode atrair consumidores mais qualificados por meio do conteúdo orgânico para o seu e-commerce. Imagem: @macrovetor

No e-commerce, o Marketing Orgânico é uma concepção de Marketing que tem como objetivo atrair a atenção dos consumidores para dentro de um site de comércio eletrônico como uma loja virtual, marketplace ou blog, por exemplo, por meio de estratégias de conteúdo orgânico.

O conteúdo orgânico, por sua vez, é todo conteúdo publicado na web de forma livre, isto é, sem qualquer tipo de patrocínio. Entram nessa categoria os artigos de blog, os vídeos para o Youtube, os posts para redes sociais e até as descrições para as páginas de vendas de lojas virtuais, por exemplo.

Com efeito, enquanto o conteúdo patrocinado é veiculado por meio de anúncios que desaparecem quando o orçamento acaba, o conteúdo orgânico circula na web de forma gratuita e por tempo indeterminado. Mas, para ser bem sucedido, o conteúdo orgânico precisa de cuidados que geralmente envolvem ações na área de Search Engine Optimization (SEO).

Neste contexto, os profissionais da área de Marketing Orgânico se ocupam de produzir, publicar, analisar e otimizar o conteúdo orgânico e SEO. A meta com isso é, em primeiro lugar, atrair visualizações e cliques, os quais em algum momento podem culminar em conversões de leads e de vendas. Esse é o plano.

VANTAGENS DO MARKETING ORGÂNICO

O Marketing Orgânico pode proporcionar vários benefícios para um e-commerce como o seu. Por meio dele é possível:

  • Construir um status de credibilidade para a sua marca e-commerce por meio do conteúdo;
  • Atrair mais visitantes para a sua loja virtual e blog de e-commerce;
  • Captar visitantes qualificados, que são mais fáceis de converter em leads e em clientes.

Vale dizer também que o Marketing de Conteúdo conta com melhor custo-benefício em relação a outros tipos de Marketing. Ele não gera nenhum custo por clique. Pelo contrário, quanto mais cliques, menor o seu custo. Sendo assim, eu acho que vale a pena tentar implantar.

O MARKETING ORGÂNICO EM NÚMEROS

O Marketing Orgânico existe desde que a web é web, ou seja, há muito tempo. Contudo, estamos em pleno ano de 2022 e ele parece continuar inesgotável. Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de inteligência de conteúdo Conductor com 350 profissionais de Marketing responsáveis ​​pelos domínios dos sites de empresas de grande porte com mais de 1.000 funcionários e de médio porte com 500 a 1.000 funcionários revelou que:

  • 20% dos entrevistados viram um aumento significativo no orçamento de Marketing Orgânico em relação a 12 meses atrás;
  • 86% das organizações com alta maturidade orgânica esperam que seus orçamentos de Marketing Orgânico aumentem nos próximos 12 meses.

Além disso, o mesmo estudo apontou que 90% das empresas com alta maturidade orgânica tiveram um aumento de pelo menos 5% no desempenho do site. Esses dados revelam que além de haver crescimento na área, o Marketing Orgânico tem gerado bons resultados.

COMO IMPLEMENTAR?

Implantar o Marketing Orgânico requer sobretudo uma equipe especializada em produção de conteúdo e em SEO. Além disso, também é preciso contar com softwares como o Semrush e o Google Analytics, entre outros, e saber utilizá-los de forma adequada.

Vídeo: conheça a relação entre SEO e UX no e-commerce!

Nem sempre uma empresa como a sua pode lidar com isso. Mas felizmente, é possível contratar uma agência de Marketing Digital, que certamente poderá colocar em prática todas as estratégias de Marketing Orgânico que você precisar.

A Agência e-Plus, por exemplo, é especializada na divulgação de e-commerces. Nossa equipe conta com especialistas em produção de conteúdo e em SEO, os quais estão à sua disposição. Para nos contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa conosco via app mensageiro: