Messenger para empresas: como usar isso em prol do seu e-commerce?

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Messenger para empresas: converse com os consumidores e contorne as objeções deles para vender mais. Imagem: @pixabay @b_zocholl
Messenger para empresas: converse com os consumidores e contorne as objeções deles para vender mais. Imagem: @pixabay @b_zocholl

Messenger para empresas é um conjunto de recursos do aplicativo mensageiro Facebook Messenger voltados sobretudo para fins de atendimento aos consumidores. Trata-se, dessa maneira, de uma solução grátis que permite que você troque mensagens com o público que visita a fanpage da sua empresa no Facebook.

Por meio do Messenger é possível enviar e receber mensagens de texto, imagens, chamadas de vídeo e ligações de voz. Ou seja, a ferramenta oferece várias opções de comunicação que você pode usar para interagir com as pessoas online.

Lançado em agosto de 2011, o Messenger conta hoje com 77 milhões de usuários no Brasil, de acordo com artigo do blog Resultados Digitais. Em território nacional, vale lembrar, 152 milhões de pessoas acessam a internet, conforme a “TIC Domicílios 2020”. Isso significa, então, que cerca de 50% dos internautas brasileiros usam esse app.

Com efeito, empresas de e-commerce como a sua podem aproveitar que este app já está bem integrado ao público e usá-lo como um canal de comunicação complementar. Com o Messenger você pode oferecer respostas para as dúvidas e objeções dos consumidores e assim facilitar mais decisões de compra.

MESSENGER PARA EMPRESAS: POR QUE USAR ESSE APP NO SEU E-COMMERCE?

Com o Messenger para empresas você pode, por exemplo:

  • Atender consumidores: dê assistência pessoal e ajude as pessoas a tomarem mais decisões de compra;
  • Gerar leads: capture dados como o e-mail e o nome dos consumidores durante conversas no app;
  • Adquirir clientes: feche vendas pelo chat;
  • Aumentar a freguesia: oferte e venda produtos para quem já é cliente;
  • Dar suporte: abra chamados e solucione problemas dos consumidores;
  • Divulgar via Stories: publique conteúdo sobre a sua marca e produtos em um ambiente imersivo;
  • Anunciar: lance seu conteúdo publicitário em meio às conversas no app.
Vídeo: Domine o Messenger

Além disso, o Messenger permite que você atenda os consumidores de forma rápida por meio de respostas automáticas. Conforme o Zendesk citado pelo E-commerce Brasil, 89% dos consumidores dizem que uma reposta rápida a uma consulta inicial é importante para decidir de qual empresa comprar. O Messenger, portanto, é ótimo neste contexto.

COMO USAR O MESSENGER PARA EMPRESAS NO E-COMMERCE?

O primeiro passo para usar o Messenger para empresas é criar uma fanpage para o seu e-commerce no Facebook. Aí, então, você poderá publicar as imagens dos seus produtos, os posts do seu blog de e-commerce, as suas principais ofertas e outros conteúdos. E os fãs da sua página, por suas vezes, após verem esse conteúdo poderão entrar em contato com você via Messenger para tirar dúvidas e fazer compras.

Você pode prestar atendimento de forma pessoal ou criar um sistema de atendimento automático, isto é, um chatbot. Também pode trabalhar com ambas as opções ao permitir que os internautas façam a transição do chatbot para o atendimento humano, se eles desejarem.

Ademais, é possível integrar ao Messenger um software de atendimento ao cliente, o que pode facilitar ainda mais as coisas para o seu e-commerce. O Zendesk, por exemplo, conta com um recurso que funciona em qualquer canal de atendimento. Assim, este sistema otimiza o trabalho da sua equipe via e-mail, chat, telefone e apps mensageiros como o WhastApp e o Messenger. Vale a pena testar!

Assim que puder clique em “Anúncios do Messenger” é saiba como usar conteúdo publicitário neste app mensageiro!