Métricas de Inbound Marketing: como saber se sua estratégia está funcionando?

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10 indicadores para você acompanhar o sucesso do seu projeto!

As métricas de Inbound Marketing podem ser úteis para verificar como está a saúde do seu e-commerce. Imagem: @storyset
As métricas de Inbound Marketing podem ser úteis para verificar como está a saúde do seu e-commerce. Imagem: @storyset

Métricas de Inbound Marketing são indicadores com os quais você pode medir o quão eficiente está sendo (ou não) o seu projeto de Inbound Marketing. Elas são úteis sobretudo para lhe ajudar a fazer comparações, descobrir erros e para pensar em intervenções que possam melhorar a performance do seu negócio.

Só para contextualizar, o Inbound Marketing, para quem não sabe, é uma vertente do Marketing que se baseia na publicação de conteúdo. O conteúdo, neste caso, tem o objetivo de atrair, converter, relacionar e encantar consumidores, transformando-os primeiramente em leads (contatos) e depois em clientes (compradores).

O conteúdo ao qual me refiro pode ser, por exemplo, veiculado em formato de post em um blog, página de venda em loja virtual, e-book, infográfico, vídeo e mensagens de E-mail Marketing. Além disso, usam-se formatos como listas, tutoriais, webinars, lives e podcasts, entre outros.

Estratégia de divulgação muito potente, o Inbound Marketing pode ser o recurso que você estava buscando para dar um up no seu e-commerce. Só para você ter uma ideia, acompanhe alguns números que apontam o desempenho do Inbound (de acordo com a HubSpot):

  • 47% mais barato é obter um lead por meio do Inbound do que com Outbound Marketing;
  • 92% das empresas que usam Inbound obtêm um retorno positivo;
  • 41% dos leads de negócios B2C e 47% dos leads de negócios B2B provêm do Inbound.

Enfim, ao aplicar um projeto do tipo no seu e-commerce, você poderá medir os resultados por meio das métricas de Inbound Marketing. Desse modo, será possível ficar de olho na evolução do seu negócio e, além disso, obter insights para melhorias contínuas. 

10 MÉTRICAS DE INBOUND MARKETING

São métricas de Inbound Marketing:

1 – Número de visitantes

Quanto mais tráfego você conseguir atrair principalmente para a sua loja virtual, melhor. Por isso, a métrica “número de visitantes” é tão importante. Por meio dela, você pode avaliar quais canais enviam mais visitantes para as suas páginas de vendas e obter ideias para melhorar o desempenho.

2 – Custo por visitante

Ao dividir o número total de visitas pelo valor investido em divulgação em um período, você obtém o “custo por visitante”. Esta é uma das métricas de Inbound que permitem visualizar os custos do seu projeto. Fique de olho nesses números e tente cortar atividades supérfluas para reduzir os gastos.

3 – Taxa de conversão de leads

Para encontrar a “taxa de conversão”, divida o número de novos leads pela audiência em um período, e multiplique por 100. Por exemplo, 148 novos contatos divididos por 5.000 visitantes no mês de outubro representam 2,9%. É possível medir a taxa de conversão de leads por período e por canal.

4 – Taxa de qualificação de leads

Meça a “taxa de qualificação de leads” dividindo o número de leads comuns pelos qualificados (que passaram pelo processo de nutrição de leads). Aqui você obterá um percentual que lhe dará uma ideia de quantos consumidores estão alinhados com o seu discurso de divulgação.

5 – Custo por lead

O “custo por lead” é o valor do seu investimento em Marketing dividido pelo número de novos leads em um período. Por exemplo, se você gastou R $2.500,00 para gerar 337 leads em novembro, significa que o seu custo por lead foi de cerca de R $7,41 no período.

6 – Taxa de conversão de vendas

A “taxa de conversão de vendas” é a divisão do número de clientes pelo número de leads em um período, vezes 100. Logo, se 32 dos 100 leads que você conquistou em um mês se tornaram clientes, então a sua taxa de conversão de vendas foi de 32% no período.

7 – Custo de Aquisição de Cliente

O “Custo de Aquisição de Cliente” (CAC) é o investimento e despesas divididos pelo número de clientes conquistados em um período. Desse modo, se você gastou R $5.000,00 e conquistou 444 clientes no mês, o seu CAC foi de aproximadamente R $11,26.

8 – Taxa de conversão de e-mails

A “taxa de conversão de e-mails” é a divisão do número de pessoas que completaram a ação solicitada na mensagem pelo número de e-mails que você enviou vezes 100. Assim, se você enviou 10.000 e-mails e 678 pessoas completaram a ação, a taxa foi de 6,78%. Quanto maior a taxa, melhor.

9 – Taxa de rejeição

Taxa de rejeição é o percentual de pessoas que visitaram uma página e saíram sem visitar outra. Para calcular, divida as sessões sem interação pelo total de sessões e multiplique por 100. Assim, se 200 pessoas visitaram sua página em abril e 160 saíram sem visitar nenhuma outra, a rejeição foi de 80%.

10 – Retorno do Investimento (ROI)

O Retorno do Investimento é a relação entre a receita (positiva ou negativa) e a quantidade de dinheiro investido em um e-commerce. Para calcular, subtraia o investimento do retorno, divida o resultado pelo investimento e multiplique por 100. Por exemplo, se em um mês você investiu R $150.000,00 e faturou R $440.000,00, então seu ROI foi de 193%.

Vídeo: saiba como criar o seu projeto de Inbound Marketing!

Acompanhe estas e outras métricas de Inbound Marketing diariamente, pois assim você conseguirá obter ideias para melhorias de performance no seu e-commerce o tempo todo. E se precisar de ajuda nesse processo é só chamar a Agência e-Plus, o que você pode fazer clicando no botão em seguida e iniciando uma conversa conosco via app mensageiro: