O que é  CMV?

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Conheça uma métrica que pode ajudar a precificar os seus produtos!

O Custo da Mercadoria Vendida (CMV) é uma métrica que ajuda a precificar produtos e pode revelar a saúde das finanças do seu e-commerce. Imagem: @storyset
O Custo da Mercadoria Vendida (CMV) é uma métrica que ajuda a precificar produtos e pode revelar a saúde das finanças do seu e-commerce. Imagem: @storyset

CMV é a sigla para Custo da Mercadoria Vendida, uma métrica de negócios que serve para mensurar o quanto uma empresa gasta para conseguir vender um produto. Ela pode englobar, por exemplo, os custos de fabricação, de estocagem, de transporte, de embalagem, de revenda e até impostos. Com toda certeza, você pode usá-la no seu e-commerce.

COMO CALCULAR O CMV

Existem algumas formas de calcular o Custo da Mercadoria Vendida. Por exemplo, é possível fazê-lo por produto ou por faturamento. A seguir, eu vou lhe ensinar a fórmula <CMV =  EI + C – EF>, que é a forma mais básica de realizar o procedimento. Nesta fórmula, EI é a sigla para Estoque Inicial; C é a sigla para Compras Feitas em um Período e EF significa Estoque Final.

Então, digamos que você possua um e-commerce de revenda de perfumes e que adquiriu R $1.000,00 em frascos de perfume de um fornecedor no dia 1 do mês de abril. Logo depois, lá pelo dia 15 de abril, comprou mais R $500,00 em frascos. Já no dia 30 de abril seu armazém tinha apenas R $200,00 em mercadorias estocadas.

Aplicando a fórmula <CMV =  EI + C – EF> a esta situação teremos que R $1.000,00 + R $500,00 – R $200,00 é igual a R $1.300,00. Assim, o seu CMV no referido mês foi de R $1.300,00. Este valor representa o quanto você investiu para vender as mercadorias no mês.

IMPORTÂNCIA

Saber o CMV do seu e-commerce é fundamental por vários motivos. Por meio dessa métrica é possível descobrir o quanto a sua empresa gasta para vender um produto. Desse modo, ele lhe ajuda a precificar tal produto de maneira correta, de modo a evitar prejuízos. Neste contexto, o CMV é uma métrica tão importante quanto o Retorno do Investimento (ROI) e o Return On Advertising Spend (ROAS).

Vídeo: conheça as métricas ROI e ROAS para e-commerce!

Além disso, o CMV possibilita ter uma visão mais abrangente sobre as finanças do seu negócio. Ele permite verificar o quanto o seu negócio está ou não sendo rentável. Com base nele é possível tomar melhores decisões. Por isso, não deixe de calcular o Custo da Mercadoria Vendida no seu e-commerce. Acompanhe essa métrica sempre!

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