O que é home shopping?

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Conheça a modalidade de vendas baseada em anúncios de televisão!

No home shopping, os anúncios são geralmente feitos via TV. Imagem: @vectorjuice
No home shopping, os anúncios são geralmente feitos via TV. Imagem: @vectorjuice

Home shopping é o nome dado à modalidade de vendas na qual o consumidor não precisa sair de casa para comprar produtos. Mas mais do que isso, essa modalidade geralmente baseia-se em anúncios veiculados em um canal de TV dedicado; e também pode funcionar a partir de anúncios de catálogos impressos e outros recursos.

Com efeito, após ver a publicidade de um produto via TV ou catálogo, o consumidor pode ligar para a loja e comprar por telefone, por exemplo. Além disso, ele também pode acessar a loja virtual da empresa e finalizar a compra diretamente por lá. Seja como for, ele receberá o produto no conforto de sua casa via Correios ou transportadora.

COMO MONTAR UM HOME SHOPPING?

O primeiro passo para montar o seu home shopping é criar um canal de TV dedicado para anúncios. Este canal deve conter programas com dicas de produtos e serviços. Os programas, por suas vezes, devem ser apresentados por vendedores cativantes, com alta capacidade de comunicação.

A saber, um  dos vendedores de Home Shopping mais conhecidos no Brasil é o Ciro Bottini. Ele começou a carreira como locutor de rádio, tendo atuado na Rádio Transamérica e 97 FM. No início dos anos 1990, contudo, passou a vender carros via TV por meio do programa Auto Shop, na Gazeta.

Vídeo: Ciro Bottini, o rei do home shopping no Brasil

Já em 1995, Bottini se tornou apresentador do primeiro canal de TV por assinatura totalmente dedicado às vendas, o Shoptime. Ele atuou na Shoptime TV até o ano de 2020. A partir de então lançou uma produtora de comerciais de TV.

Além do canal de TV e de apresentadores como o Bottini, um home shopping pode contar com catálogos impressos. O Shoptime, por exemplo, distribuía um catálogo com uma tiragem de 400 mil exemplares sete vezes por ano em todo o Brasil.

Para finalizar as compras, enfim, tanto o home shopping quanto os seus anunciantes devem contar com um time de vendas por telefone e, sobretudo, com uma loja virtual robusta capaz de suportar picos de acessos sem travar.

Assim que puder clique em “Como integrar televendas com e-commerce” e crie uma máquina de vendas!