O que é look and feel?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

O olhar e o sentir nos sites de e-commerce

Look and feel: o olhar e o sentir, a forma e a função nos sites de e-commerce. Imagem: @freepik
Look and feel: o olhar e o sentir, a forma e a função nos sites de e-commerce. Imagem: @freepik

Look and feel é um termo em Inglês que significa “olhar e sentir”. Em Marketing, trata-se de um conceito que abrange a concepção de produtos e serviços. E no e-commerce, ele diz respeito ao desenvolvimento da forma e da função de uma loja online.

O “look”, ou seja, o “olhar”, nesse caso, é a forma. Desse modo, em uma loja virtual, o look é o visual. Ele se refere à aparência do layout e de seus elementos como botões, caixas, formulários, menus, cores, etc.

Já o “feel”, isto é, o “sentir”, neste ponto, é a função. Sendo assim, em um site de e-commerce, o feel tem a ver com o modo de uso. Ele se refere ao funcionamento, à experiência e sensação de uso, em outras palavras, à usabilidade do site.

Um e-commerce com um bom look n’ feel sem dúvida pode vender muito mais do que outro que não tenha esse aspecto bem lapidado. Mas além disso, o look and feel no comércio eletrônico também é importante por outros motivos. Conheça-os em seguida!

IMPORTÂNCIA DO LOOK AND FEEL NO E-COMMERCE

O look and feel de uma loja virtual é importante porque ele possibilita, por exemplo:

  • Identificar a sua marca e o conjunto de produtos que ela vende;
  • Diferenciar a sua marca e a sua loja virtual das marcas e lojas dos concorrentes;
  • Proporcionar mais facilidade de uso e, portanto, melhor experiência de consumo;
  • Relacionar a sua loja com um conjunto de boas práticas e boas sensações de consumo;
  • Oferecer um ambiente amigável para consumo e assim mostrar que respeita os consumidores.

Como se pode observar, quanto melhor o look n’ feel, maior também é o potencial da sua loja online de atrair consumidores e convertê-los em clientes. E mais do que isso, de convertê-los em fregueses que compram seguidas vezes.

Vídeo: layout e design personalizados para e-commerce

Dessa maneira, ao criar um e-commerce, lembre-se sempre de projetar o layout e o design do mesmo de um jeito tal que influencie o olhar e o sentir dos consumidores para as compras. Lembre-se, não é só a forma, não é só a função. É a forma e a função juntas.

Assim que puder clique em “Layout e-commerce” e conheça 10 vantagens do design original e exclusivo.