Perseverança: o segredo do sucesso em e-commerce

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Dedicação + paciência + insistência = Perseverança …Saiba como equilibrar bem estes fatores e alcançar uma loja virtual de sucesso

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A ascensão dos negócios virtuais em todo o mundo é visível. No Brasil, a consultoria eMarketer estima que em 2014 o setor deve movimentar mais de 24 bilhões de reais, resultado alavancado por mais de 30 milhões de consumidores que estão dispostos a comprar com o mouse.

De olho nestes números, cresce a cada dia o número de empreendedores brasileiros dispostos a abocanhar uma fatia do bolo. Mas, será que esses empreendedores realmente conhecem o caminho a ser trilhado para ter sucesso no comércio virtual?

Bem, como tudo na web, não há formulas prontas, o que existe são histórias de sucesso nas quais é possível se espelhar. Márcio Kumruian, fundador da gigante dos calçados Netshoes, por exemplo, conta que nos primeiros meses quando abriu sua loja online as vendas eram zero. O empresário em suas palestras sempre destaca o papel da perseverança no negócio.

Por ser pioneira no Brasil, a Netshoes aprendeu a fazer comércio online e ensinou seu público a ter essa nova experiência de compra. Kumruian contou recentemente em palestra da Endeavor, que no início cada pedido era comemorado, pois, além de serem poucos, demonstravam o avanço da empresa. A partir de 2010, com as contas mais equilibradas, a empresa começou a investir em publicidade e aumentou sua operação, tornando-se uma das mais bem-sucedidas do e-commerce brasileiro.

A Amazon, gigante americana que dispensa apresentação, também é uma prova de que perseverar é uma chave importante para o sucesso dos negócios virtuais. Em 1994 quando a geração de receita através da internet ainda era incerta, Jeff Bezos criou uma loja virtual para vender livros. De olho no comércio americano através do correio, ele conseguiu vislumbrar catálogos e prateleiras infinitos. O empresário levantou capital inicial com amigos e investidores e apostou no boca-a-boca para propagar a marca. Durante um bom tempo a Amazon não deu lucro e, somente depois de muito penar, começou a diversificar seu portfólio oferecendo DVDs, CDs e outros artigos. A companhia é considerada o maior caso de sucesso em marketing digital no mundo.

Como o comportamento do consumidor na internet ainda é objeto de estudos e há inúmeros cientistas que afirmam que está em constante mudança, perseverar talvez seja o verbo mais importante para quem quer empreender no ramo. Mais que apenas vislumbrar oportunidades, ter um plano de negócios e capital para investir, é preciso estar atento às oscilações do mercado e disposto a modificar tudo para se manter em pé. Sim, e-commerce é para os fortes.