Parâmetros UTM do Google Analytics: como usar corretamente

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba onde o seu Marketing é mais eficiente!

Use os parâmetros UTM do Google Analytics para monitorar o desempenho das suas campanhas. Imagem: @pch.vector
Use os parâmetros UTM do Google Analytics para monitorar o desempenho das suas campanhas. Imagem: @pch.vector

Parâmetros UTM do Google Analytics são elementos com os quais você pode criar URLs personalizadas e desse modo rastrear o tráfego e a performance individual das suas campanhas de Marketing Digital na web.

Por meio deste recurso é possível coletar dados de campanhas que direcionam tráfego para o seu site de e-commerce. Com ele pode-se, por exemplo, descobrir quais anúncios geram melhor desempenho de vendas na sua loja virtual.

As URLs personalizadas permitem que você verifique se as suas campanhas funcionam bem nos seus apps, redes sociais e e-mails. Elas lhe ajudam a entender quais canais geram a maior receita. Ou seja, com elas você pode saber onde o seu Marketing é mais eficiente.

Com efeito, depois de monitorar, você pode excluir os anúncios que não geram tanta receita e focar o seu investimento naqueles com melhor desempenho. Dessa maneira será possível vender mais com menos custos de divulgação, entre outros benefícios.

COMO TRABALHAR COM OS PARÂMETROS UTM DO GOOGLE ANALYTICS

Para criar parâmetros UTM do Google Analytics é necessário usar um sistema construtor. O mais comum é o Campaign URL Builder. Mas além deste também é possível usar o UTM Builder ou o Analytics UTM Builder, entre outros.

Formulário do Campaign URL Builder

Se estiver usando o Google Analytics Campaign URL Builder, preencha os campos da seguinte forma:

Website URL:

É a página de destino do tráfego. Pode ser, por exemplo, a URL do seu e-commerce.

Source:

É a página que está enviando o tráfego. Pode ser o Google, o Bing, o Facebook, um site de afiliados, por exemplo.

Medium:

Trata-se da mídia de publicidade. Isto é, pode ser um banner, rede social orgânica ou paga, etc.

Campaign:

Aqui é onde você deve inserir o nome da campanha que está enviando o tráfego. Ou seja, é o que identifica a campanha em geral.

Term:

Aqui é o campo para identificar palavras-chave de pesquisa paga. Isto é, aqui você deve incluir os termos que originam a visita do consumidor.

Content:

É o que diferencia conteúdo semelhante. Logo se houver, por exemplo, dois botões no mesmo anúncio, você define aqui valores diferentes para eles. Ideal para fazer teste AB.

Vídeo: UTM do Google Analytics para iniciantes (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

Após preencher o formulário, o sistema gera uma URL, a qual você poderá usar em qualquer canal promocional que desejar associar a esta campanha personalizada. Copie a URL e use, por exemplo, nas suas campanhas nas redes sociais, E-mail Marketing, mídias pagas, etc.

Quando os consumidores clicam nos links de referência, os parâmetros são encaminhados ao Google Analytics, que disponibiliza os dados de acesso nos relatórios de campanhas. Aí, então, é só monitorar e conferir a performance. Depois, otimize tudo o que puder para obter melhor conversão de leads e vendas para o seu comércio eletrônico.

Assim que puder clique em “Novo Google Analytics” e conheça novos recursos para medir e analisar dados do seu e-commerce!