PMEs no e-commerce: setor faturou R$1,5 bilhão no primeiro semestre de 2023

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Empresas ganham 25% a mais no online em relação ao mesmo período de 2022

PMEs no e-commerce: categoria de moda fatura R$548 milhões no primeiro semestre de 2023. Imagem: @tonodiaz
PMEs no e-commerce: categoria de moda fatura R$548 milhões no primeiro semestre de 2023. Imagem: @tonodiaz

No Brasil, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no e-commerce estão em franco crescimento. Para você ter uma ideia, entre janeiro de junho de 2023 elas faturaram online cerca de R$1,5 bilhão, um montante 25% maior que o do mesmo período do ano anterior. Neste artigo, você ficará por dentro dos números deste setor e, além disso, descobrirá como obter suporte para implantar ou evoluir seu e-commerce. Acompanhe!

ESTUDO DA NUVEMSHOP SOBRE PMES NO E-COMMERCE

Um estudo da Nuvemshop publicado recentemente pelo portal E-commerce Brasil revelou que as PMEs brasileiras faturaram R$1,5 bilhão no primeiro semestre de 2023, superando assim os cerca de R$1,2 bilhão ganhos no mesmo período em 2022.

A pesquisa foi feita com os lojistas brasileiros da plataforma e-commerce Nuvemshop. Juntos, eles venderam mais de 25 milhões de produtos para 4 milhões de consumidores entre janeiro e junho de 2023. Desse modo, eles superaram em 16% o valor dos primeiros seis meses do ano anterior.

Ainda de acordo com o estudo da Nuvemshop, o valor médio dos pedidos girou em torno de R$248,10. Ademais, o número de pedidos saiu de 5 milhões para 6 milhões, o que equivale a um crescimento de 20%. A categoria de moda obteve o maior faturamento (R$548 milhões). Em segundo lugar vem a categoria de Saúde (R$128 milhões) seguida de Acessórios (R$105 milhões) e Joias (R$55 milhões). A categoria de Joias, aliás, teve um aumento de cerca de 77% no faturamento. Essa taxa de crescimento é superior à das demais categorias.

PMES NO E-COMMERCE DA AMAZON

As PMEs brasileiras também estão se destacando na Amazon. Conforme pesquisa citada pelo portal EXAME, a Amazon conta com 50 mil lojistas tupiniquins que mantêm mais de 9 milhões de produtos listados no marketplace da marca. Segundo esta pesquisa:

  • 99% dos lojistas brasileiros na Amazon atuam como PMEs;
  • 8% dessas PMEs exportam para os EUA e outros países;
  • 81% dos parceiros Amazon brasileiros surgiram entre 2020 e 2022;
  • 77% das vendas desses parceiros Amazon destinam-se a clientes de estados diferentes do local do vendedor.

Vale mencionar também que 62% das PMEs brasileiras do marketplace da Amazon localizam-se fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Nos últimos dois anos, os estados do Piauí, Rondônia e Amazonas apresentaram o maior crescimento em número de sellers na Amazon.

Vídeo: conheça três alavancas de crescimento para PMEs no e-commerce!

COMO IMPLANTAR OU EVOLUIR UM E-COMMERCE?

Como se pode observar, este é o momento das PMEs no e-commerce. Portanto, se você tem uma PME, é hora de começar a digitalizá-la. Comece implantando um e-commerce. Ou, se você já tiver uma loja virtual, realize um processo de evolução para que ela possa gerar melhores resultados.

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