Política Comercial VTEX: como funciona e como configurar?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça as características deste recurso!

Política Comercial VTEX: crie regras de comércio para cada canal de vendas. Imagem: @mamewmy
Política Comercial VTEX: crie regras de comércio para cada canal de vendas. Imagem: @mamewmy

Política Comercial VTEX é o nome dado aos recursos que permitem configurar e diferenciar as regras e condições de comércio de produtos em marketplaces, lojas virtuais e até em lojas físicas, tanto do ramo B2C quanto do B2B, desenvolvidos e/ou gerenciados com a plataforma VTEX.

Vale dizer, as políticas comerciais moldam a navegação nos sites de e-commerce. Elas definem, por exemplo, quais produtos devem ser vendidos, como deverá ser feito o pagamento e como serão as entregas, entre outros fatores.

Desse modo, sempre que surgirem condições de vendas diferentes entre os seus canais de vendas online ou offline, você poderá usar os recursos de Política Comercial VTEX para criar um novo conjunto de regras para cada caso.

POLÍTICA COMERCIAL VTEX: CARACTERÍSTICAS

Na plataforma VTEX você pode controlar as políticas comerciais do seu negócio a partir de fatores como:

  • Catálogo: você pode restringir a disponibilidade dos produtos e, desse modo, criar um catálogo segmentado conforme a demanda de cada canal de vendas;
  • Preços: dentro da Política Comercial VTEX é possível definir vários preços para o mesmo SKU, conforme o canal de vendas. Por exemplo, aplique diferentes regras de preços para o B2C e B2C;
  • Promoções: determine quais produtos serão incluídos nas promoções que você realiza na sua loja virtual, loja física ou app de e-commerce, por exemplo;
  • Envio: você poderá definir políticas comerciais com rotas de entrega para cada canal de vendas. Também poderá conectar docas e estoques, de acordo com a demanda;
  • Pagamentos: aqui é possível restringir ou disponibilizar condições de pagamento para determinados canais de vendas, sellers, funcionários e parceiros da loja, conforme a demanda;
  • Master Data: limite o acesso de uma loja a públicos específicos, entre outras coisas. Assim, em um site B2B, você pode determinar que só empresas naveguem nele.

Além disso, a VTEX permite contratar políticas comerciais adicionais. Para tanto, você só precisa preencher um formulário e aguardar a resposta do suporte da plataforma, o que pode demorar no máximo 48 horas úteis.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX!

COMO CRIAR?

Para criar políticas comerciais com a plataforma VTEX basta acessar as configurações da loja e clicar em “Nova Política Comercial”. Logo depois, preencha os campos “nome”, “coleção”, “sellers”, etc., e clique em salvar. Se sentir dificuldades para realizar esse processo, não se preocupe. Você sempre poderá contratar a Agência e-Plus para lhe ajudar. Clique no botão a seguir e inicie uma conversa via WhatsApp sobre Política Comercial VTEX com o nosso time: