Retenção de clientes: o que é e como fazer no e-commerce

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4 estratégias para aumentar o ciclo de vida dos consumidores na sua loja virtual!

Retenção de clientes: fidelize os consumidores com estratégias simples como um sistema de assinaturas. Imagem: @storyset
Retenção de clientes: fidelize os consumidores com estratégias simples como um sistema de assinaturas. Imagem: @storyset

Retenção de clientes é uma atividade que tem como objetivo fidelizar e manter ativa a própria base de clientes e, além disso, aumentar o ciclo de vida dos consumidores. Para tanto, ela engloba uma série de estratégias que você pode aplicar na sua empresa e-commerce. Confira em seguida!

Vídeo: estratégias para retenção de clientes no e-commerce

4 ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO DE CLIENTES PARA O SEU E-COMMERCE

Atrair muitos visitantes para dentro da sua loja virtual é importante, mas não é garantia de sucesso. De acordo com a Nice Latin America citada pelo site TI Inside, investir em novos clientes é entre 5 e 25 vezes mais caro do que reter os atuais. Portanto, a retenção é tão importante quanto a atração.

Pensando nisso, listamos logo adiante 4 estratégias que você poderá usar para fazer a retenção de clientes no seu e-commerce. Aplique-as e observe o ciclo de vida dos consumidores aumentar: 

1 – Tenha um sistema de nutrição de leads:

De acordo com dados da National Position, 50% dos visitantes de um e-commerce não estão prontos para comprar. Além disso, 80% dos leads nunca se convertem em vendas devido à má comunicação. Neste contexto, um programa de nutrição de leads pode reter os seus leads e aumentar as suas vendas em até 20%.

2 – Ofereça assinaturas:

Integre à sua loja virtual um serviço de assinaturas de produtos como o Sistema de Assinatura VTEX, por exemplo. Assim, você poderá gerar compras recorrentes. Para você ter uma ideia, 32% das pessoas optam por um serviço de assinatura para reabastecimento de produtos, conforme dados de Infográfico da Invesp. Aproveite essa demanda para gerar retenção de clientes.

3 – Evite atrasar as entregas de produtos:

Um estudo da Voxware citado pela Website Magazine revelou que 69% dos consumidores são muito menos propensos a comprar com um varejista no futuro se um item que compraram atualmente não for entregue no prazo ou em até dois dias da data prometida. Ademais, 16% abandonarão completamente um varejista se receberem uma entrega incorreta apenas uma vez, compromentendo a retenção.

4 – Ofereça chat ao vivo na loja virtual:

Conforme infográfico da Invesp, 63% dos consumidores são mais propensos a retornar a um site que oferece chat ao vivo. Além disso, 38% dos consumidores disseram que já fizeram uma compra devido a uma boa sessão de chat ao vivo. Ou seja, esse canal de comunicação permite atender melhor e assim melhorar a retenção de clientes no seu e-commerce. Vale a pena usar.

Vídeo: importância do atendimento ao cliente no e-commerce

Enfim, a retenção de clientes é coisa séria. Manter ativa a sua base de leads e de clientes é importante para gerar mais lucro e mais crescimento para o seu negócio. Portanto, invista em estratégias que podem melhorar esse quesito no seu e-commerce!

Assim que puder clique em “SEO e UX no e-commerce” e conheça 4 recursos para atrair e reter leads e clientes!