Reviews de produtos: por que isso é fundamental na loja virtual?

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Descubra como obter avaliações de produtos no seu e-commerce!

Reviews de produtos: resenhas que valem ouro para o seu e-commerce. Imagem: @freepik
Reviews de produtos: resenhas que valem ouro para o seu e-commerce. Imagem: @freepik

Os reviews de produtos, também chamados de análises de produtos ou de avaliações de produtos, são nada mais do que as resenhas positivas e/ou negativas feitas por clientes a respeito de um produto. Essas resenhas podem se referir sobretudo às características, vantagens e desvantagens de um item comprado em uma loja virtual como a sua. Mas elas também podem se referir às condições de entrega, ao atendimento, ao serviço de trocas e devoluções, entre outros fatores do seu e-commerce.

Em geral, o cliente que comprou um produto publica um review diretamente na página de venda da loja virtual. Basicamente, ele cria e insere na página um texto sobre o que achou do item. Em algumas lojas pode até enviar fotos e vídeos. Além disso, em alguns e-commerces, o cliente pode classificar a compra por meio de estrelas. Nesse caso, ele pode selecionar desde uma a até cinco estrelas. Quanto mais estrelas selecionar, melhor a experiência de compra na opinião dele.

Seja como for, você sabia que esse tipo de conteúdo gerado pelo cliente na sua loja virtual pode ser muito útil para lhe ajudar a vender mais? Pois é, amigo e amiga, lojistas! Os números comprovam isso, como você poderá saber logo adiante. Continue lendo!

Vídeo: saiba mais sobre review de produto

POR QUE OS REVIEWS DE PRODUTOS SÃO FUNDAMENTAIS NO E-COMMERCE?

Essenciais, os reviews de produtos melhoram o desempenho do seu e-commerce. Eles proporcionam, por exemplo:

Mais decisões de compra:

Cerca de 93% dos consumidores dizem que as avaliações online têm impacto na decisão de compra, de acordo com dados de infográfico da Podium. Além disso, 73% dos consumidores só farão alguma ação de compra após lerem análises de produtos, segundo a Testimonial Engine.

Maior Ticket Médio:

Conforme dados de infográfico da Invesp, é provável que os clientes gastem 31% mais em um negócio que possua avaliações de produtos excelentes. Ou seja, mais do que obter resenhas, é preciso obter resenhas positivas. Desse modo, aumenta-se a chance de gerar um Ticket Médio maior no seu e-commerce.

Mais propensão às compras no B2B:

No B2B, onde empresas vendem para empresas, 92,4% dos compradores estão mais propensos a comprar um produto logo depois de lerem uma avaliação confiável, segundo estudo da G2 Crowd e Heinz Marketing. Como se pode observar, o conteúdo gerado pelo cliente pode se tornar uma poderosa publicidade grátis para o seu negócio.

Melhor classificação no SEO Local:

Os reviews de produtos podem melhorar a classificação orgânica em pesquisas locais de uma página de vendas. De acordo com dados da Moz, as avaliações representam cerca de 15% do método que o Google usa para classificar empresas locais. Sendo assim, quanto mais resenhas, melhor para o SEO local.

Mais conhecimento sobre um produto:

Mesmo as avaliações negativas têm a sua utilidade. Conforme o já mencionado estudo da G2 e Heinz Marketing, 72% dos compradores B2B dizem que os reviews negativos dão profundidade e conhecimento sobre um produto. Por meio das resenhas, os compradores podem ter uma noção tanto das vantagens quanto das desvantagens.

Enfim, quanto mais avaliações, maiores as chances de compra. Quando, por exemplo, um produto recebe cinco reviews, a probabilidade de compra aumenta em 270%, segundo a Spiegel citada pela Learn Hub. Portanto, aprenda a gerar mais avaliações de produtos na sua loja online, pois isso ao que parece é uma mina de ouro para o seu e-commerce.

COMO OBTER REVIEWS DE PRODUTOS NA SUA LOJA VIRTUAL?

Para obter análises de produtos na sua loja virtual recorra aos aplicativos como Yotpo, Trustpilot, PowerReviews e Bazaarvoice, entre outros. O Bazaarvoice, por exemplo, conta com recursos como avaliações críticas, perguntas e respostas, e recompensas em cashback que incentivam a criação de resenhas.

Vídeo: saiba mais sobre o Bazaarvoice (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

Caso precise de ajuda para implantar um aplicativo para avaliações de produtos na sua loja virtual você poderá recorrer à equipe da Agência e-Plus, que já produziu mais de 300 lojas virtuais para lojistas do Brasil e exterior. Para falar com a equipe da Agência e-Plus agora mesmo via aplicativo mensageiro é só clicar no botão abaixo e iniciar uma conversa: