SEO loja virtual: 10 fatores que derrubam seu ranqueamento no Google

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Táticas que você deve evitar ao otimizar o seu e-commerce

SEO loja virtual: há determinadas táticas e ações que arruínam a reputação do seu e-commerce no Google

SEO loja virtual: há determinadas táticas e ações que arruínam a reputação do seu e-commerce no Google

O “SEO loja virtual” engloba técnicas que melhoram o posicionamento da sua loja nos resultados das pesquisas do Google e outros buscadores. No entanto, no mesmo contexto, há ações que fazem justamente o contrário. Conheça-as neste artigo e evite-as!

SEO loja virtual: coisas que você não deve fazer

Para fins de um bom “SEO loja virtual”, evite sobretudo as seguintes táticas:

• Links artificiais:

Qualquer tentativa artificial de geração de backlinks pode ser penalizada. Inclui-se aí a criação proposital de múltiplas páginas que apontam links para a sua loja virtual. E ainda a troca de links com donos de outros sites.

• Cópia de conteúdo:

De fato, uma das coisas mais imprudentes e mais comuns no e-commerce é a cópia de conteúdo. O Google reduz a força das páginas com conteúdo copiado. Além disso, após Pirate Update 2012, o buscador penaliza páginas com conteúdo pirata.

• Ocultação de conteúdo:

O Google penaliza quem usa palavras-chave e links da mesma cor do plano de fundo em uma página. Essa era uma prática comum que visava apenas o ranqueamento de páginas sem conteúdo relevante no motor de buscas.

• Conteúdo traduzido:

Traduzir conteúdo de páginas estrangeiras para publicação no seu blog e-commerce ou em alguma página de produto da sua loja virtual é péssima ideia. Misturar blocos de textos traduzidos também não é legal aos “olhos” do Google.

• Repetição de palavras-chave:

Repetir a palavra-chave exageradamente no texto, títulos e alt tags derruba a sua classificação. O correto é usar a palavra-chave foco uma vez no título, nos subtítulos, no primeiro parágrafo, na alt tag, metatag e metadescription.

• Camuflagem de conteúdo:

É o uso de uma página dupla-face, que se apresenta de um jeito para os robôs indexadores (para ganhar posições no ranking) e de outro (com baixa qualidade e objetivos suspeitos) para os usuários/internautas.

• Codificação inadequada:

O uso de códigos ruins e a não utilização de layouts responsivos pode fazer suas páginas perderem posições nas buscas. Além disso, desde 2015, o Google prioriza as páginas que são Mobile Friendly.

• Redirecionamentos sorrateiros:

É passível de punição quando, no processo de Link Building, o dono do site faz com que páginas de terceiros direcionem links sobre um assunto para as páginas dele, mas quando o usuário chega ao destino final o assunto é outro.

• Falta de segurança:

Sites com vírus, trojans e/ou sem certificados de segurança são penalizados. Em 2014, o Google fez da segurança um item de ranqueamento. Dessa forma, sites com certificados HTTPS e SSL têm a preferência do buscador.

• Imagens pesadas:

Imagens muito pesadas podem deixar o carregamento das suas páginas mais bonito, entretanto, mais lento. Ocorre que, no Google, a lentidão é punida. Desde 2010, os sites de carregamento mais rápido são melhor ranqueados.

SEO loja virtual: mais uma coisa que você não deve fazer

Além de não usar as táticas já mencionadas nos tópicos anteriores, evite usar o que tem sido chamado de “SEO negativo”. Essa prática visa desqualificar as páginas e sites dos seus concorrentes. Para tanto, empregam-se avaliações ruins, geração de links de baixa reputação e outros artifícios inescrupulosos. Jamais faça isso, pois é antiético e também porque você pode ser denunciado.