SEO no e-commerce: lojas virtuais no topo das buscas recebem 21% dos cliques

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

A importância de ser o primeiro ou ao menos de estar na primeira página dos sites de pesquisas

Aplique as regras de SEO no e-commerce, coloque sua loja virtual no topo das buscas e venda mais

Aplique as regras de SEO no e-commerce, coloque sua loja virtual no topo das buscas e venda mais

As páginas web posicionadas em primeiro lugar nas pesquisas orgânicas recebem 21% dos cliques, de acordo com pesquisa de SEO no e-commerce.

Esse é o parecer do “Estudo de cliques orgânicos do Google: comparação da CTR do Google por posição, setor e tipo de consulta” feito pela Internet Marketing Ninjas (IMN) em 2017.

A empresa analisou relatórios do Google Search Console de 20 de seus clientes do setor de e-commerce.

Dentre esses clientes:

• 10 eram websites Business to Consumer (B2C), sendo 5 comerciantes de produtos e 5 de serviços;

• 10 eram websites Business to Business (B2B), sendo 3 atacadistas, 3 vendedores de softwares e 4 comerciantes de serviços.

Por fim, foram analisadas 20 mil consultas e 60 milhões de impressões.

Mais resultados da pesquisa de SEO no e-commerce da IMN

Como se pode observar, a IMN expôs o percentual de cliques recebido por página desde a primeira até a vigésima posição no ranking das buscas no Google.

Segundo a pesquisa, as páginas na:

1ª posição: recebem 21,12% dos cliques
2ª posição: 10,65%
3ª posição: 7,57%
4ª posição: 4,66%
5ª posição: 3,42%
6ª posição: 2,56%
7ª posição: 2,69%
8ª posição: 1,74%
9ª posição: 1,74%
10ª posição: 1,64%
11ª posição: 1,46%
12ª posição: 1,80%
13ª posição: 1,42%
14ª posição: 1,23%
15ª posição: 1,43%
16ª posição: 1,42%
17ª posição: 1,29%
18ª posição: 1,05%
19ª posição: 1,75%
20ª posição: 1,26%

Dessa forma, as páginas web classificadas desde a 1ª até a 10ª posição, isto é, as ranqueadas na primeira página das buscas recebem juntas mais de 57% dos cliques.

Como posicionar bem as páginas do seu e-commerce?

Como visto na pesquisa da IMN, é importante classificar suas páginas na primeira página dos resultados de pesquisas, de preferência nas três primeiras posições para, assim, garantir mais cliques, mais audiência e mais vendas.

Ok, mas como fazer isso?

O jeito mais fácil é criar posts e, sobretudo, páginas de produtos com a palavra-chave específica que você quer classificar.

Assim, se você é do ramo de e-commerce esportivo, crie uma postagem ou uma página de produto com a palavra-chave “camisa da seleção brasileira”, outra com “chuteira do Neymar”, outra com “bola de futebol da adidas”, e assim por diante, tudo com base nos dados de ferramentas de palavras-chave como a Google Keyword Planner.

Certifique-se de inserir a palavra-chave específica no título, subtítulo, primeiro parágrafo, URL, alt tags e metadescriptions de cada página.

Seja para o blog e-commerce ou para a loja virtual, crie conteúdo relevante, faça boas descrições de produtos e publique fotos tratadas para web.