Softwares de mapas de calor: 5 opções para usar no seu e-commerce

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Saiba qual a importância desse recurso no varejo online!

Softwares de mapas de calor permitem entender o comportamento dos consumidores na sua loja virtual. Imagem: @storyset, @freepik
Softwares de mapas de calor permitem entender o comportamento dos consumidores na sua loja virtual. Imagem: @storyset, @freepik

Softwares de mapas de calor são sistemas que permitem gerar mapas de calor sobre páginas da web com base no comportamento dos usuários nestas páginas. Eles geram um gráfico colorido, no qual os pontos mais acessados surgem com cores quentes como o amarelo e o vermelho; e os menos acessados com cores frias como o azul e o verde.

Em geral, os sistemas de mapas de calor contabilizam os cliques e os movimentos do mouse, as rolagens de páginas, bem como os movimentos e toques dos dedos em telas, entre outras ações dos usuários, e transforma esses dados em um mapa colorido, isto é, em um mapa de calor, também chamado de heatmap.

5 SOFTWARES DE MAPAS DE CALOR

Apresento em seguida, 5 dos principais softwares de mapas de calor da atualidade. Use esses sistemas para rastrear o que os visitantes fazem nas páginas de vendas da sua loja virtual e nos artigos do seu blog de e-commerce, por exemplo. Clique nos links para saber mais:

  1. Hotjar
  2. Clarity
  3. MouseFlow
  4. CrazyEgg
  5. Lucky Orange

Usando qualquer um desses softwares de mapas de calor é possível descobrir como os consumidores se comportam quando visitam os seus canais de vendas e de comunicação online. Desse modo, você poderá obter insights para melhorar o layout, o design, elementos de páginas como botões e links, entre outros fatores.

IMPORTÂNCIA DESSE RECURSO NO VAREJO ONLINE

Os softwares de mapa de calor podem ser muito úteis para vários fins como aumentar a presença de marca, por exemplo. De acordo com o blog Notify Visitors, serviços de streaming como a Netflix usam os heatmaps para tal propósito, sendo que a própria Netflix aumentou em 25% a sua presença online entre os anos de 2019 e 2021 usando o recurso.

Os heatmaps também ajudam a melhorar a experiência de compra. Eles permitem entender os fluxos das visitas e, com base nisso, realizar otimizações. Conforme dados citados pela Notify Visitors em 2011, a Amazon conseguiu obter mais de 70% das taxas de conversão usando mapas de calor para otimizar a experiência de uso e de compras em seu site.

Vídeo: importância de otimizar a experiência de compra

Portanto, fica a dica, use softwares de mapas de calor como o Hotjar, Clarity, MouseFlow, CrazyEgg e Lucky Orange, entre outros de sua preferência! Mapeie, assim, o comportamento dos consumidores nas páginas do seu e-commerce! Faça, enfim, todas as otimizações que puder para aumentar a conversão, a fidelização e a presença da sua marca online.

Assim que puder clique em “Ferramentas de Teste AB” e conheça 5 softwares que permitem realizar testes AB no seu e-commerce!