Taxa de rejeição: o que isso revela sobre o seu e-commerce

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Até que ponto isso é uma preocupação para lojistas como você?

Taxa de rejeição pode revelar muitas coisas sobre o seu e-commerce, mas nem sempre um problema. Imagem: @pch.vector
Taxa de rejeição pode revelar muitas coisas sobre o seu e-commerce, mas nem sempre um problema. Imagem: @pch.vector

Taxa de rejeição é o nome dado ao percentual de pessoas que visitam uma página de um site como uma loja virtual, por exemplo, e depois saem sem visitar nenhuma outra. Em outras palavras, é a medida de visitas em que só uma página foi vista.

Digamos que o seu site de e-commerce possua uma taxa de rejeição de 40%. Isso significa que a cada 100 pessoas, 40 veem só uma página e em seguida vão embora. Será que isso é uma coisa com a qual você lojista deve se preocupar? É o que saberemos em seguida. Confira!

A TAXA DE REJEIÇÃO NO E-COMMERCE

Como dito, a taxa de rejeição revela quantas das pessoas que visitam o seu site estão indo embora depois de verem apenas uma página. Ela sem dúvida pode revelar muitas coisas sobre a sua loja, mas nem sempre um problema.

Por exemplo, um visitante pode passar 20 minutos lendo uma página e depois sair. De fato, mesmo após tanto tempo de leitura, os softwares analíticos como o Google Analytics contam isso como rejeição. Mas isso não quer dizer que esta página não cumpriu o seu papel.

Apesar de não conduzir as pessoas para outras páginas, uma página na qual as pessoas levam 20 minutos para ler certamente entrega um bom conteúdo. Isso sem falar que ela pode gerar assinaturas de newsletter, entre outras coisas.

Além disso, quando um internauta acha a sua página de contato e depois de anotar seu telefone sai sem clicar em mais nada, esta página também teve sucesso. Ela não leva pessoas para outras páginas da sua loja, mas entregou seu telefone e é o que importa.

Em outros casos, as pessoas podem voltar várias vezes à página inicial da sua loja virtual ou do seu blog de e-commerce e depois saírem. Elas podem estar fazendo isso para verificar se há conteúdo novo. Mas quando não têm nada, elas abandonam e voltam outra hora.

Vale lembrar, enfim, que a taxa de rejeição tem aplicação em Marketing de Performance. Neste contexto, você pode querer comparar duas páginas semelhantes para ver qual delas tem melhor performance, e a taxa de rejeição, nesse caso, pode ser um fator que lhe ajudará a ter insights.

Vídeo: mais sobre taxa de rejeição (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

COMO DIMINUIR

Como expliquei no tópico anterior, se a sua loja virtual tem uma taxa de rejeição alta, não quer dizer que ela é ruim. Significa apenas que você tem que monitorá-la a fim de saber o que esse número realmente representa.

Seja como for, a QuickSprout publicou recentemente taxas de rejeição de referência nas quais você pode se basear para saber se o seu e-commerce está OK. De acordo com a QuickSprout, a taxa de rejeição média para lojas virtuais pode variar entre 20% a 40% e para blogs 70% a 98%.

Caso você esteja precisando baixar essa taxa, leve em consideração realizar ações como:

  • Ofertar conteúdo relacionado;
  • Melhorar a velocidade do site;
  • Criar Call to Actions adequadas;
  • Garantir que as Call to Actions estejam bem à vista;
  • Melhorar a usabilidade da loja virtual ou do blog de e-commerce;
  • Contar com uma loja virtual mobile friendly.

Como se pode observar, com ações como estas você poderá manter as pessoas sempre em movimento, circulando dentro da sua loja virtual e blog de e-commerce. Assim, elas poderão acessar conteúdos diversos e se manterem engajadas.

Assim que puder clique em “Taxa de conversão no e-commerce” e leia um post complementar.