Vídeo Marketing: 10 plataformas para anunciar sua loja virtual

6 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Vantagens do vídeo no e-commerce

Faça campanhas de Vídeo Marketing para divulgar seu e-commerce.
Faça campanhas de Vídeo Marketing para divulgar seu e-commerce.

O que é Vídeo Marketing? Vídeo Marketing é o termo que denomina o processo de divulgação de produtos, serviços e marcas, e consequente engajamento de consumidores e clientes, por meio de vídeos offline e principalmente online.

Plataformas de Vídeo Marketing, por suas vezes, são cloud softwares, que funcionam a partir da grande nuvem de computadores, e que possibilitam a veiculação de vídeos publicitários gravados ou ao vivo na internet.

Sendo assim, você pode usar o poder desse tipo de plataforma para divulgar sua loja virtual e tudo o que houver dentro dela aos internautas de todos os lugares do Brasil e do mundo com acesso à web.

Essa divulgação pode ser feita basicamente de duas formas:

1 – Orgânica: publicada nos resultados de pesquisas orgânicas (vídeo SEO);

2 – Patrocinada: publicada como anúncio pago (vídeo ads).

Todavia, qual plataforma utilizar para tanto?

Confira, em seguida, uma seleção de 10 delas que poderão lhes ser úteis.

10 PLATAFORMAS DE VÍDEO MARKETING PARA ANUNCIAR SUA LOJA VIRTUAL

Vídeo Marketing: escolha as suas plataformas
Vídeo Marketing: escolha as suas plataformas e mãos à obra!

São plataformas de Vídeo Marketing conhecidas:

1 – Youtube:

Fundada em 2005 por três funcionários do PayPal e adquirida pela empresa Google em 2006, a plataforma Youtube é hoje uma das maiores do mundo no que diz respeito ao compartilhamento de audiovisuais. É, sem dúvida, uma das melhores para quem pretende anunciar produtos.

2 – Vimeo:

Criada em 2004, a Vimeo é tão longeva quanto Youtube. Entretanto, o usuário que quiser contar com mais liberdade de envio de vídeos dentro da Vimeo precisa comprar um dos planos identificados como “Plus”, “Pro”, “Business” ou “Premium”. Só o “Premium” é que possibilita realizar transmissões ao vivo.

3 – Facebook:

Desde 2018 está online no Brasil a Watch, que funciona dentro do Facebook. A Watch pode indexar os vídeos produzidos nas fanpages de empresas de e-commerce como a sua na referida rede social. Desse modo, na medida em que são criados vídeos de produtos e serviços, estes poderão chegar ao seu público-alvo com mais facilidade.

4 – Instagram:

No ar desde 2010, o Instagram é uma rede social dedicada principalmente às fotografias. Entretanto, ela também conta com sistema de compartilhamento de vídeos de até 60 segundos, o suficiente para enviar mensagens sobre um produto ou serviço que você está tentando comercializar no seu site e-commerce.

5 – Twitter:

Twitter é um servidor de microblogging em funcionamento desde 2006. Ele possibilita que os usuários criem e compartilhem textos curtos e vídeos de até 2 minutos e 20 segundos. Então, se a sua loja virtual tiver uma fanpage lá, você poderá criar vídeos para responder dúvidas, apresentar novidades, testar produtos e muito mais.

6 – Periscope:

Lançado em 2014 por Kayvon Beykpour e Joe Bernstein, e adquirido pelo Twitter em 2015, o Periscope é um aplicativo de streaming de vídeo. Você pode criar um canal lá e permanecer por vários minutos apresentando um produto em transmissões ao vivo. Logo depois de uma trasmissão, o seu vídeo é fica gravado no seu canal, o que permite que outras pessoas o vejam a qualquer hora.

7 – Flickr:

Originada em 2004, Flickr é uma das mais antigas redes sociais de imagens do mundo. Mas assim como o Instagram, ela possibilita que o usuário publique vídeos. Contudo, quando se ultrapassa o limite de 1.000 itens, aí a plataforma requererá do usuário uma assinatura mensal ou anual para que se possa continuar a usá-la.

8 – Snapchat:

Snapchat é um app de mensagens de textos, imagens e vídeos. Ele foi desenvolvido por três estudantes da Universidade Stanford em 2011. Ótimo para enviar vídeos curtos e efêmeros com as novidades da sua loja virtual para grupos de consumidores formados por pessoas mais jovens.

9 – WhatsApp:

Assim como o Snapchat, WhatsApp é um app de mensagens que possibilita compartilhar vídeos. Este app foi criado em 2009 e adquirido pelo Facebook em 2014. Você pode criar vídeos publicitários sobre os seus produtos, enviá-los para grupos de consumidores e esperar que eles viralizem e gerem muitas visitas à sua loja virtual.

10 – DailyMotion:

Dailymotion é uma plataforma de social vídeo que pode ser utilizada para fins de Vídeo Marketing Digital. Ela foi fundada em 2005, na França. Você pode produzir e publicar até 60 minutos de vídeos nesta plataforma. Dessa maneira, é possível realizar um unboxing ou review de produto com qualidade.

Vídeo: importância do Vídeo Marketing para o e-commerce!

VANTAGENS DO VÍDEO MARKETING NO E-COMMERCE

Por que você deve fazer Vídeo Marketing no e-commerce? Pois bem, há muitas razões para isso. Confira algumas delas em seguida:

• Há consumidores que gostam mais de textos, outros de fotografias e há quem prefira o vídeo. Então, produzindo vídeos, você se aproxima mais deste último tipo de consumidor;

• É possível incorporar vídeos às páginas de produtos da sua loja virtual e, assim, torná-las mais completas. Uma boa descrição de produto é fundamental para fechar vendas;

• Os vídeos podem manter os consumidores por mais tempo nas suas páginas, principalmente nas páginas de vendas da sua loja virtual. Esse engajamento é fator de classificação SEO em buscadores como o Google;

• Com uma boa estratégia de Vídeo Marketing é possível gerar mais do que compradores, mas também assinantes de conteúdo em vídeo que comprarão mais do que apenas uma vez no seu site de e-commerce;

• Os usuários de tecnologias móveis adoram ver vídeos em seus smartphones e tablets. Sendo assim, com um boa estratégia de vídeos será possível chegar até eles e fazer muito mais vendas;

• Os vídeos podem gerar curtidas e compartilhamentos, e até mesmo viralizar. Ou seja, é muito mais fácil espalhar um vídeo sobre um determinado produto do que uma página de venda de uma loja virtual;

• Um vídeo aceita vários tipos de linguagens como a falada, a imagética e a corporal. Os videos também podem aceitar legendas e outros conteúdos escritos. Desse modo, é possível atingir e convencer muito mais gente a comprar no seu site e-commerce.

Vídeo Marketing: engaje os usuários de tecnologias móveis.
Vídeo Marketing: engaje os usuários de tecnologias móveis.

Muito bem, agora que você já conhece um pouco mais sobre Vídeo Marketing, aproveite para acessar e ler também o nosso post “Vídeo para e-commerce” onde você aprenderá 6 dicas de criação. Voilà!