VTEX Search: o que é e quais as vantagens para seu e-commerce

7 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Tecnologia auxilia consumidores encontrarem o que precisam na sua loja virtual com facilidade

VTEX Search possibilita que os consumidores encontrem os produtos que mais desejam com mais praticidade. Imagem: @stories
VTEX Search possibilita que os consumidores encontrem os produtos que mais desejam com mais praticidade. Imagem: @stories

VTEX Search ou Search VTEX é o sistema de pesquisa de produtos utilizado nas lojas virtuais desenvolvidas com plataforma e-commerce VTEX. Em outras palavras, trata-se de um motor de buscas internas que pode ser acionado pelos consumidores enquanto eles navegam dentro de uma loja online.

Pois bem, se a sua intenção é criar um site e-commerce, saiba então que a referida plataforma possui dois mecanismos de pesquisas que você poderá usar, são eles:

  • VTEX Search (ferramenta nativa)
  • VTEX Intelligent Search (aplicativo)

Neste artigo você descobrirá o que é um e o que é outro. Além disso, ficará por dentro de suas vantagens. Continue lendo e confira!

  • Assim que puder clique também em “Implantação de e-commerce” para conhecer o serviço da Agência e-Plus de criação de loja virtual com Design original, responsivo e exclusivo!
Indexador de catálogo interposto entre o catálogo da loja e os consumidores sincroniza as atualizações e as exibe nos resultados de pesquisas
Indexador de catálogo interposto entre o catálogo da loja e os consumidores sincroniza as atualizações e as exibe nos resultados de pesquisas

O VTEX Search é um sistema que identifica e expõe a resposta mais relevante para uma busca de produto feita por um consumidor no ambiente de uma loja virtual desenvolvida com plataforma VTEX. É o sistema de buscas nativo desta plataforma.

Ele é capaz de renderizar quatro tipos de páginas com resultados, são elas:

01 – Destino: páginas de vendas de produtos;

02 – Marca: páginas com produtos da marca pesquisada pelo consumidor;

03 – Departamento: páginas de categorias de produtos;

04 – Palavras-chave: páginas mais equivalentes ao termo buscado.

O VTEX Search trabalha com um banco de dados escalável, configurável, atualizável e sincronizável denominado “indexador de catálogo”. Ele é interposto entre o banco de dados comum e os consumidores que usam o e-commerce. Assim, ele distribui os resultados, os quais podem ser exibidos na interface da loja virtual conforme as buscas ocorrem.

Ferramenta com inteligência artificial melhora o desempenho de vendas da sua loja online
Ferramenta com inteligência artificial melhora o desempenho de vendas da sua loja online

VTEX Intelligent Search é um aplicativo de buscas que pode ser integrado às lojas virtuais. Ele tem como objetivo propor respostas mais personalizadas e relevantes para cada consumidor visitante de um site e-commerce.

Este recurso é muito útil porque ele apresenta os melhores resultados para consumidores que estão em qualquer uma das etapas da Jornada do Comprador (Conscientização, Ponderação, Decisão, Filiação e/ou Fidelização).

Dito de outro modo, o VTEX Intelligent Search é como o meio-campista camisa 10 de um time de futebol, o chamado “garçom”, que a todo momento deixa o centroavante na cara do gol. Só que ele faz isso no varejo online. Isto é, ele sempre coloca o consumidor na melhor posição para efetuar uma compra e, dessa maneira, se tornar um cliente ou freguês da sua empresa.

Para tanto, o aplicativo sugere os produtos na hora certa, do jeito certo e que mais podem interessar ao consumidor que está pesquisando na sua loja online. Além disso, ele fornece uma lista de resultados filtrada e ordenada, o que proporciona mais objetividade. Isso, enfim, pode evitar abandonos da sua loja virtual e/ou buscas nas lojas concorrentes.

Vídeo: saiba mais sobre a VTEX Intelligent Search!

Filtros

O recurso possibilita que os consumidores façam uso de filtros como os de “preço”, “marca”, “categoria”, entre outros. Ademais, é possível aplicar critérios como o de “promoção”, ao passo que se o consumidor pesquisar “smartphone”, a loja virtual lhe retornará apenas os smartphones que estão em promoção no momento.

O aplicativo conta, ainda, com sistema que detecta e compreende erros ortográficos digitados por consumidores no campo de buscas. Ele realiza uma autocorreção e retorna resultados adequados às intenções de pesquisa. O VTEX Intelligent Search também indexa e atualiza/sincroniza os dados dos produtos conforme o catálogo da loja.

VANTAGENS

Uma loja virtual com Search VTEX e/ou VTEX Intelligent Search proporciona:

  • Mais facilidade para os consumidores personalizarem suas buscas de produtos;
  • Maior praticidade para os consumidores encontrarem os produtos que desejam;
  • Mais facilidade para atender as etapas da Jornada de Compra do Consumidor;
  • Mais simplicidade para conduzir consumidores indecisos para uma decisão de compra.

Como se pode ver, as ferramentas de pesquisas empregadas pela plataforma VTEX aumentam o poder da sua loja virtual. Elas facilitam as compras e geram mais lucro no fim das contas.

  • Quando quiser clique também em “Maratona VTEX”. Realize, desse modo, uma maratona de leitura! Acesse e leia mais 20 artigos sobre uma das melhores plataformas cloud commerce Latam!

ESTATÍSTICAS: POR QUE USAR FERRAMENTAS DE BUSCA INTERNA COMO A SEARCH VTEX?

Existem muitas razões para você usar ferramentas de busca interna como a Search VTEX e VTEX Intelligent Search na sua loja virtual. E essas razões podem ser comprovadas com números. Pois eu tenho algumas boas estatísticas para lhe mostrar sobre esse tema. Confira em seguida:

Motivação:

De acordo com dados da AddSearch, até 30% dos visitantes de um site usam uma caixa de pesquisa quando esta é oferecida. Esses visitantes já estão mais avançados dentro do Funil de Vendas e, portanto, já sabem o que procurar. Ao manter uma ferramenta de busca interna na sua loja virtual, você conduz para as suas páginas de vendas esses visitantes que estão com uma alta motivação para comprar, o que pode gerar mais vendas.

Receita:

Ainda segundo estudos citados pela AddSearch, cerca de 15% do total de visitantes de um site cujo nome não foi mencionado usaram a pesquisa interna do mesmo. Isto é, menos do que um terço usaram o recurso, o que parece muito pouco. Todavia, eles representaram 45% de toda a receita do site. Isso é mais uma boa razão para manter um bom sistema de busca na sua loja.

Conversão:

Quando a pesquisa interna é usada, as conversões aumentam. Conforme estudo da Screen Pages citado pela Econsultancy, enquanto a taxa média de conversão dos sites é de 2,77%, a taxa de conversão dos consumidores que usam a busca interna em sites é de 4,63%. Em outras palavras, a busca interna pode gerar até quase o dobro de conversões, o que para o bem das suas vendas é algo que você não pode ignorar.

Ticket Médio

Conforme informações do blog Algolia, os consumidores que usam a busca interna no e-commerce gastam até 2,6 vezes mais em comparação com aqueles que não a usam. Isso ocorre tanto nos desktops quanto no mobile. Ou seja, o fato de manter um bom sistema de buscas como o VTEX Search ou o VTEX Intelligent Search dentro da sua loja virtual pode gerar maior Ticket Médio.

Como se pode observar, é imprescindível contar com uma ferramenta de buscas interna adequada na sua loja virtual. Esse recurso lança os consumidores motivados para as compras direto para as suas páginas de vendas de produtos. Assim, ele gera maior conversão, Ticket Médio e Receita para o seu negócio.

COMO IMPLANTAR FERRAMENTAS DE BUSCA INTERNA NO SEU E-COMMERCE?

A maioria das plataformas e-commerce oferece nativamente um sistema de busca interna para a sua loja virtual. Além disso, há aplicativos de implantação fácil via plug and play como o VTEX Intelligent Search. Seja como for, você precisa configurar tudo de forma correta. Em muitos casos é necessário contar com a ajuda especializada de uma agência para isso.

Vídeo: saiba mais sobre a plataforma VTEX

A Agência e-Plus, por exemplo, implanta lojas virtuais com plataforma VTEX desde 2015. Ela já desenvolveu lojas para marcas como a Pierre Cardin, Vila Romana e Pirelli, entre centenas de outras. Você pode recorrer à Agência e-Plus sempre que precisar para implantação e configuração de ferramentas de buscas em lojas virtuais VTEX. Para tanto, inicie uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro clicando no botão a seguir: