Wake Commerce: nasce uma nova plataforma de comércio eletrônico

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Objetivo é atender empresas com tamanhos de médio a grande portes

Wake Commerce é uma plataforma e-commerce headless. Imagem: @freepik
Wake Commerce é uma plataforma e-commerce headless. Imagem: @freepik

Wake Commerce é uma nova plataforma de comércio eletrônico, que tem previsão de chegada ao mercado neste mês de abril de 2023. Junto com as soluções Wake Experience voltada para dados e Squid by Wake orientada para Marketing, esta nova plataforma de e-commerce faz parte da marca Wake. A Wake, por sua vez, tem como objetivo oferecer recursos sobretudo para empresas de e-commerce de médio para grande portes.

Antes de abordar a Wake Commerce especificamente é importante informar que a marca Wake é uma propriedade da Locaweb Company. A Locaweb é uma empresa brasileira fundada em 1998 e que atua no ramo de hospedagem de sites, computação em nuvem e serviços de internet. A Wake, enfim, nasceu em fevereiro de 2023 a partir da fusão de seis empresas adquiridas pela Locaweb nos últimos anos, são elas:

  • All In: plataforma de Marketing de Relacionamento com clientes como Sephora e Magalu;
  • Squid: plataforma de Marketing de Influência com clientes como Unilever e Samsung;
  • Tray: plataforma de e-commerce com clientes como a CVC e Taurus;
  • Samurai Experts: ecossistema de apps compatíveis com várias plataformas e-commerce;
  • Síntese: soluções omnichannel para varejo com clientes como speedo e TVZ, por exemplo;
  • Ideris: integrador multicanal voltado principalmente para integração de marketplaces.

Desse modo, fica óbvio que destas seis empresas a Tray é quem compõe a base da Wake Commerce. Seja como for, como braço focado no varejo online, a plataforma de e-commerce Wake Commerce terá como características a flexibilidade e a robustez, as quais são fundamentais para o atendimento de empresas aspirantes à liderança do mercado.

Vídeo: a Tray é uma das empresas integradas pela Wake

COMO NASCEU A WAKE COMMERCE?

A Wake Commerce nasceu logo depois da contratação do ex-executivo da VTEX, Stone e Linx, Alessando Gil, pela Locaweb. Gil assumiu como executivo de Plataformas Enterprise e, nesta posição, iniciou a integração da All In, Squid, Tray, Samurai, Síntese e Ideris, tendo em vista criar uma marca coesa para atender sobretudo o varejo online.

Como dito no início deste post, a plataforma Wake Commerce visa atender as empresas de médio para grande portes, isto é, que têm um Volume Bruto de Mercadoria (GMV) de R $1,5 milhão a até R $450 milhões por ano, de acordo com o portal EXAME. Aliás, neste sentido a Wake Commerce já começa bem, pois herda das empresas que a constituem alguns clientes do porte da Riachuelo, Stanley e Aramis, por exemplo.

Vídeo: saiba mais sobre a Wake Commerce!

COMO FUNCIONA A MAIS NOVA PLATAFORMA E-COMMERCE DO MERCADO?

De acordo com a Locaweb Company, a Wake Commerce é uma plataforma headless. Desse modo, ela tem um front-end dinâmico, totalmente independente do back-end, o que a torna uma tecnologia omnichannel desde o início, com tecnologias modulares que proporcionam maior e melhor escalabilidade aos projetos.

Além disso, a Wake Commerce permite que os seus clientes atuem tanto como marketplaces in quanto como marketplaces out. Em outras palavras, os usuários da plataforma podem atuar como donos de marketplaces ou como sellers (vendedores) nos marketplaces de terceiros. Ou, ainda, de ambas as formas.

Enfim, os clientes da Wake Commerce podem aproveitar com mais praticidade as soluções da Wake Experience, que é voltada para a captação, análise e uso de dados no comércio; e também da Squid by Wake, que orienta-se principalmente para o Marketing de Relacionamentos. 

A plataforma Wake será headless, com front-end e back-end separados, o que possibilita maior escalabilidade. Imagem: @storyset
A plataforma Wake será headless, com front-end e back-end separados, o que possibilita maior escalabilidade. Imagem: @storyset

COMO CRIAR UM E-COMMERCE COM A PLATAFORMA WAKE COMMERCE?

Nem todas as empresas têm um departamento de desenvolvimento para lidar com a criação, lançamento, evolução e divulgação de e-commerce. Por isso, a Wake está construindo um ecossistema de parceiros com agências de comércio eletrônico e Marketing Digital para ajudar empreendedores(as) como você a realizarem seus projetos. 

A Agência e-Plus, por exemplo, já tem um contrato de parceria e, em breve, obterá uma certificação na plataforma Wake. Isso significa que a equipe da Agência e-Plus estará habilitada para produzir, lançar, evoluir e fazer o Marketing de lojas virtuais e marketplaces para clientes como você em qualquer lugar do Brasil e exterior.

Vídeo: conheça as soluções da Agência e-Plus!

Para quem não sabe, a Agência e-Plus é uma agência de desenvolvimento e Marketing totalmente focada em empresas de e-commerce. Nossa equipe atende clientes como a Speedo, Pierre Cardin e Wahl, entre outros, no Brasil, Portugal, Argentina, Espanha, Chile, Costa Rica e em outros países da América e Europa há mais de dez anos. Para saber mais sobre as novidades da plataforma Wake Commerce com a Agência e-Plus é só clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro conosco agora mesmo: