5 dicas garantidas de Marketing Viral

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Marketing Viral é o nome mais profissional para a popularmente denominada “propaganda boca a boca”, na qual os próprios consumidores espalham uma novidade uns para os outros rapidamente e para uma grande quantidade de pessoas, sem que a empresa gaste um centavo com isso.

O Marketing Viral pode acontecer espontaneamente, isto é, sem planejamento, como foi no caso do vestido da Roman Originals ou pode ser algo estudado e programado como o comercial “A dramatic surprise on a quiet square”, da TNT.

Além da charada do vestido ou do comercial divertido citados no parágrafo anterior, também é possível desenvolver peças de Marketing Viral em formatos de:

– Fotografias
– Vídeos
– E-books
– Áudios
– Texto simples
– Infográficos e muito mais!

É bom que você saiba que não é fácil criar um conteúdo que se espalhe assim tão rápido e para tanta gente, mas não custa nada fazer algumas tentativas. Aqui vão algumas dicas para você entrar nesta dança:

• Pense no público-alvo
A maioria das empresas erra ao tentar fazer Marketing Viral, pois os seus comunicadores estão pensando nos produtos da empresa e não nas pessoas. Não faça isso. Ao contrário, pense no que as pessoas do seu público-alvo se sentiriam tentadas a compartilhar, isto é, em alguma coisa que as torne mais divertidas, mais atraentes, mais legais perante os outros.

• Surpreenda
“Aí, sim! Fomos surpreendidos novamente!”, esta frase dita há muitos anos pelo ex-técnico da Seleção Brasileira de Futebol, o Mário Jorge Lobo Zagallo, ecoa ainda hoje nos ouvidos dos brasileiros simplesmente porque ela é engraçada e surpreendente. Assim também deve ser o seu conteúdo de Marketing Viral, ou seja, ele deve sair do comum, do “mais do mesmo”, do rotineiro e do sem graça e, assim, causar admiração.

• Facilite o acesso
Seja onde for que você coloque o seu conteúdo com potencial viralizador, tome o cuidado de inserir botões de compartilhamento para as redes sociais, para listas de e-mails, para agregadores de conteúdo e outros recursos.

• Aumente a exposição
Envie releases sobre o seu conteúdo viralizador para as redações da Grande Mídia, para os blogueiros influentes do setor, para os jornalistas que cobrem a área, para as comunidades afins e grupos em redes sociais, para os fóruns e outros canais.

• Insira frases call-to-action
Se você já foi a um parque de diversões com os amigos, sabe que sempre tem aquele que precisa de um empurrãozinho para embarcar na montanha russa. Assim também é no Marketing Viral, onde há muita gente que precisa de um incentivo final para compartilhar o seu conteúdo. Por isso, insira mensagens “call-to-action” (chamadas para a ação) na mensagem, tais como “O que está esperando? Compartilhe isso agora com os amigos!”.

Além de ser uma boa solução para orçamentos baixos, o Marketing Viral tem potencial para aumentar a quantidade de fãs da rede social do seu site e-commerce, o que aumentará a sua base de clientes potenciais.

Esse tipo de propaganda também produz links para os seus artigos e, desta forma, melhora o posicionamento da sua loja virtual nos motores de busca como o Google e o Bing.

Só para resumir, se você conseguir pensar no seu público-alvo, surpreender, facilitar o acesso, aumentar a exposição e pedir para compartilhar, o seu Marketing Viral estará garantido.

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