5 boas práticas de SEO para e-commerce

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Como obter uma ótima classificação no Google sem ser penalizado?

A maior sacada do trabalho com SEO é pensar no seu consumidor antes de pensar no sucesso do seu negócio
A maior sacada do trabalho com SEO é pensar no seu consumidor antes de pensar no sucesso do seu negócio

Dado que a missão do Google é organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis e úteis, é imprescindível que administradores de lojas virtuais como você tomem o cuidado de se alinhar a esse propósito. O que significa isso? Significa que, para obter uma boa classificação nos resultados das buscas do Google, você terá que tornar seu conteúdo fácil de ser visto e ao mesmo tempo necessário para as pessoas que compõem o seu público-alvo. Eis algumas maneiras de se fazer isso:

1. Produza conteúdo exclusivo e de qualidade:

Seu conteúdo (textos, vídeos, imagens, áudios, etc.) deve ser único, ou seja, cópias são malvistas pelos robots que organizam a informação nos motores de buscas. Além disso, ele deve ser de qualidade, isto é, você deve produzir conteúdo pensando em resolver os problemas e aplacar os desejos dos seus consumidores ao invés de pensar exclusivamente em técnicas SEO de posicionamento.

2. Tenha um domínio longevo:

De acordo com pesquisa realizada pela SerpIQ (mencionada no artigo “O guia passo a passo para melhorar o ranking no Google sem ser penalizado” do blog do Neil Patel) com 160 mil páginas de resultados de buscas e 1,6 milhões de URLs, a longevidade do domínio possibilitou que a maioria dos domínios verificados alcançassem o topo do ranking do Google. Em outra palavras, o SEO é como um bom vinho, isto é, quanto mais velho melhor.

3. Tenha páginas velozes:

O tempo de carregamento das páginas gera influência na classificação dos sites nos motores de buscas. Quanto maior a lentidão, menores as chances da sua loja virtual ou blog e-commerce obter uma boa classificação no ranking do Google. Além disso, a morosidade também influencia negativamente as suas vendas. Saiba mais sobre isso nos artigos “Descubra quantos clientes seu m-commerce perde devido à lentidão” e “Como estimular a compra por impulso na sua loja virtual?”.

4. Trabalhe com responsividade:

Desde 2015, as páginas Mobile Friendly têm maiores chances de serem classificadas nas melhores posições do ranking de resultados de pesquisas no Google. Esse tipo de página se adapta aos diferentes tamanhos de telas dos dispositivos de mesa e dos dispositivos móveis como tablets e smartphones. Elas têm o que os designers chamam de Design Responsivo. Para ter acesso a essa tecnologia você precisa construir a sua loja virtual sobre uma plataforma e-commerce moderna como a Rakuten ou Vtex, por exemplo.

5. Use a boa usabilidade:

No e-commerce, a usabilidade é o grau de dificuldade ou de facilidade com que um internauta utiliza a interface de uma loja virtual. Se uma loja é difícil de usar, diz-se que ela tem uma usabilidade ruim ou péssima. Mas se, no entanto, ela é fácil de usar, então, diz-se que ela tem uma usabilidade boa ou ótima. Quanto mais fácil for o uso da sua loja virtual ou blog e-commerce, mais tempo os consumidores passarão em suas páginas, mais conteúdo eles verão e lerão, mais produtos eles comprarão e os robots do Google contabilizam isso como pontos positivos, que são usados para classificá-las nos resultados das buscas.

Vídeo: saiba mais sobre SEO e UX no e-commerce

Só para finalizar, em se tratando se SEO, faça o que fizer, mas jamais use técnicas black hat, pois estas podem gerar desde penalidade leves como decréscimos em posições do ranking de pesquisas a até penalidades severas como banimento do índice do Google.