5 tipos de Marketing para loja virtual

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Analise exemplos de Marketing Viral, Inbound Marketing, Marketing Digital, Marketing Tradicional e Marketing de Relacionamento voltados para o e-commerce

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Anuncie e eles (os clientes) virão! Use esta máxima para aumentar as suas vendas. Atualmente, opções para divulgação dos seus produtos e serviços é o que não faltam! Só neste post eu lhe apresento 5 tipos de Marketing para loja virtual. Confira:

MARKETING VIRAL
Modalidade de publicidade que visa publicar um texto, foto, vídeo ou outro conteúdo, seja na internet ou fora dela, e provocar uma propagação com crescimento exponencial, tal como em uma epidemia.

O Marketing Viral pode ser feito com pequenos orçamentos, como no videoclipe da Galinha Pintadinha, que já foi assistido mais de 171 milhões de vezes até o momento em que escrevo este post.

Mas se você prefere superproduções, veja o comercial “A dramatic surprise on a quiet square” da TNT, que já ultrapassa 53 milhões de visualizações. Neste vídeo hilário, um grande botão vermelho com a mensagem “Aperte o botão para adicionar drama” é colocado no meio de uma praça. As pessoas não resistem, acionam o dispositivo e têm uma tremenda surpresa!

E no artigo “E-commerce Roman Originals lucra com vestido polêmico”, exponho um case de Marketing Viral para loja virtual. Vale a pena ler!

INBOUND MARKETING
Tipo de propaganda indireta, na qual você não precisa ir atrás de seus clientes para lhes vender seus produtos e serviços, uma vez que eles é quem vêm até você para comprar.

A tática é atrair a atenção do público-alvo por meio da criação e publicação, em diferentes plataformas web, de conteúdo grátis e de alta qualidade e valor, que será encontrado pelos consumidores nos sites de buscas.

Um exemplo de Inbound Marketing no e-commerce é o caso do site “Onde pedalar”, que conta com uma loja virtual e um canal de vídeos, no qual as dúvidas dos ciclistas são tiradas.

MARKETING DIGITAL
Engloba diferentes maneiras de divulgação via internet e telefonia celular. Aqui na agência digital SP E-Plus temos vários serviços de Marketing Digital. Confira:

Estratégia SEO
– Campanhas de links patrocinados para e-commerce
– Campanhas de E-Mail Marketing
– Campanhas em sites comparadores de preço
Gestão de Marketing
Implantação de e-commerce

Entre os nossos cases de Marketing Digital estão a criação das lojas virtuais da Livraria Unesp, Loja Santo Antônio e Flicka Kids, entre outras.

MARKETING TRADICIONAL
Chamo de Marketing Tradicional à publicidade que é feita nas mídias impressas, radiofônicas e televisivas que, antes da evolução da internet, dominavam totalmente o mercado.

No artigo “51 boas ideias para divulgar sua loja virtual” apresento ao menos 40 formas de publicidade tradicional nos jornais e revistas impressos, no rádio e TV, nos prospects impressos e na rua.

E mais. O vídeo “Viagem no tempo” mostra 111 comerciais antigos e o site e-commerce Shoptime conta com um canal de TV só para fazer a demonstração de seus produtos ao vivo. É o Marketing Tradicional, mais vivo do que nunca!

MARKETING DE RELACIONAMENTO
Tem como finalidade a fidelização dos consumidores por meio de um relacionamento de longo prazo baseado no diálogo, o que transforma um cliente em freguês assíduo.

A experiência comum das empresas comprova que vender várias vezes para a mesma pessoa é mais fácil e econômico do que vender uma única vez para diferentes pessoas. Neste contexto, o relacionamento é importante porque os consumidores gostam de comprar dos vendedores que já conhecem.

O Marketing de Relacionamento para e-commerce é bastante usado em sistemas de Funil de Vendas, dentre os quais há muitos exemplos na web, como os dos grandes sites de e-commerce brasileiros como o Submarino, Americanas e Extra.

Para finalizar, quero lhe informar que existem outros tipos de Marketing para loja virtual. Mas mantenha a calma! Não precisa entrar em pânico com tantas opções, pois sempre poderá contar com uma consultoria e-commerce para saber qual deles pode dar mais certo para a sua loja online.