Checklist para montar e manter uma loja virtual

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O passo a passo que você estava procurando para desenvolver e manter o equilíbrio de um site e-commerce!

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O primeiro passo para criar uma loja virtual é ter uma ideia de negócio. Para isso, há muitas opções comuns já prontas como uma floricultura, uma papelaria ou uma livraria, por exemplo, às quais você poderá recorrer.

Outra fonte de inspiração para ideias de negócios na web é a pesquisa Webshoppers , que listou as categorias e-commerces de moda, eletrodomésticos e telefonia como as que mais venderam no primeiro semestre de 2015. Nesse caso, basta escolher uma categoria e mãos à obra!

Mas se não quiser nem uma coisa e nem outra, talvez queira criar um produto ou serviço totalmente novo, como fazem os empreendedores e-commerces top. Aqui, o que você tem a fazer é observar o dia a dia das pessoas e pensar em soluções para suas dores e necessidades de desempenho.Recomendo a leitura destes três livros caso queira percorrer este caminho:

1. A estratégia do oceano azul
2. Business Model Generation: inovação em modelos de negócios
3. Value Proposition Design: como construir propostas de valor inovadoras

Por outro lado, se você é o investidor e não o empreendedor, mas quer trabalhar com produtos inovadores, vale a pena visitar o banco de inventos da Associação Nacional dos Inventores e fechar uma parceria com um inventor.

Uma vez com uma ideia na cabeça e boa vontade no coração, você poderá seguir este passo a passo básico para a montagem e manutenção de uma loja virtual:

– Produzir um Plano de Negócio (PN)
– Bancar os custos do empreendimento ou buscar apoio de um investidor
– Abrir uma empresa formal
– Registrar marcas e patentes
– Instalar a própria fábrica e o próprio armazém ou terceirizar
– Elaborar seu plano de logística (geralmente incluso no PN)
– Escolher a plataforma e-commerce mais adequada para o negócio
– Registrar domínios e contratar um serviço de hospedagem de sites
– Criar a loja virtual ou contratar uma agência e-commerce para fazê-lo
– Instalar o sistema de pagamento e-commerce
– Definir os preços dos produtos de forma inteligente via Mark-up
– Desenvolver as políticas de segurança, devoluções, atendimento, etc.
– Desenvolver as campanhas de Marketing convencional e Marketing Digital
– Treinar as pessoas e otimizar produtos e processos periodicamente
– Analisar e otimizar Buyer Persona e Cenário de Negócios cotidianamente
– Calcular e otimizar o retorno do investimento
– Rever e otimizar a cadeia de valor com frequência

Perceba que o processo de empreendedorismo e de administração de uma loja virtual nunca termina. Sempre há análises e otimizações a fazer.Por isso, nesse meio é necessário, sobretudo, perseverança . É, no entanto, essa mudança, esse giro, essa evolução constante que fará você crescer. Em resumo, parafraseando uma famosa frase de Albert Einstein, eu diria que “montar e manter uma loja virtual é como andar de bicicleta, isto é, para manter o equilíbrio é preciso se manter em movimento.”