Como calcular o Retorno do Investimento no e-commerce?

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Trabalhar com as estatísticas de ROI sempre à mão lhe garantirá maior controle sobre as contas da sua loja virtual e facilitará a realização de melhorias que promoverão um crescimento econômico duradouro

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O Retorno do Investimento, também chamado de ROI (do inglês Return On Investment), é nada mais do que a relação entre a receita (positiva ou negativa) e a quantidade de dinheiro investido em um e-commerce.

A fórmula matemática do ROI pode ser expressa da seguinte forma:

ROI = [(R – I) / I] x 100

Onde:

R é o Retorno
I é o Investimento

Para exemplificar, vamos supor que no último ano você gastou R$ 30 mil com a produção de uma loja virtual completa em uma plataforma hipermoderna como a Plataforma Vtex, por exemplo, na qual comercializa mais de 1200 produtos em Long Tail.

Além disso, gastou R$ 50 mil com Marketing Digital (campanhas de links patrocinados, E-mail Marketing, conteúdo SEO, etc.) e outros R$ 200 mil com despesas fixas, variáveis, compras de produtos, equipamentos, pessoal, terceirizações e outros itens, o que perfaz um total de R$ 280 mil investidos.

Em contrapartida, você aproveitou que o e-commerce brasileiro cresceu 16% no 1º semestre de 2015 e mandou ver, isto é, conseguiu vender o equivalente a R$ 500 mil.

A partir destes dados fica muito fácil saber qual foi o seu ROI. Basta aplicar a fórmula assim:

ROI = [(R – I) / I] x 100

ROI = [(500 MIL – 280 MIL) / 280 MIL] x 100

ROI = (220 MIL / 280 MIL) x 100

ROI = 0,7857 x 100

ROI = 78,57%

Nesse momento você deve estar pensando, “Ok! E daí?”. E daí que, de posse desse número, é possível analisar o seu negócio digital como um todo e verificar onde se poderá reduzir os custos e/ou vender mais ou mais caro para, enfim, aumentar o ROI e o lucro.

Isso sem falar que, ao comparar as estatísticas ano a ano ou mês a mês, você poderá propor metas de ROI aos seus colaboradores, criar políticas de participação nos lucros para motivar a galera a trabalhar mais e melhor.

Além do mais, é possível analisar os dados do ROI e usá-los como parâmetro para precificar os seus produtos adequadamente por meio da ferramenta Mark-up e para melhorar a sua cadeia de valor e, assim, obter um crescimento duradouro.