Como usar microinterações para educar e melhorar a experiência do consumidor na sua loja virtual

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Recompense os usuários quando eles realizarem pequenas tarefas importantes para o seu e-commerce

Nas microinterações em seu e-commerce, o consumidor deve realizar uma tarefa e ganhar uma recompensa

Nas microinterações em seu e-commerce, o consumidor deve realizar uma tarefa e ganhar uma recompensa

Microinterações são ações que visam transformar tarefas corriqueiras como clicar em um botão, receber um e-mail ou inserir um e-mail em uma squeeze page, entre outras, em experiências cativantes para o consumidor. É um recurso que você pode usar em sua loja virtual e no seu blog e-commerce.

Um exemplo bem prático de microinteração é o que o Facebook tem feito com a palavra “parabéns” que, quando escrita em qualquer timeline, gera uma animação com balõezinhos e adereços festivos que “explode” na tela de quem publicou. Com isso, espera-se que o usuário se sinta motivado a escrever “parabéns” mais vezes para assim receber a recompensa, que é a animação com os balõezinhos”.

De acordo com o escritor Dan Saffer em seu livro “Microinteractions”, a utilização desse recurso requer quatro etapas, que podem ser facilmente identificadas no exemplo da palavra “parabéns” do Facebook, são elas:

• Etapa 1 – gatilho:

É o evento que inicia a microinteração, o qual pode ser o clicar de um botão, a inserção de um comentário em um blog, o compartilhamento de um post, a publicação de uma avaliação de produto, a conclusão de um cadastro em sua loja virtual, entre outras coisas.

• Etapa 2 – regras:

É que você define que deverá ocorrer depois que o consumidor disparar o “gatilho” explicado no tópico anterior. Você irá apresentar uma animação? Pedirá ao consumidor para avaliar outro produto? Lhe dará um código para ele participar de um sorteio de produto na fanpage da sua loja? Com um pouco de criatividade, você poderá criar milhões de regras para as suas microinterações.

• Etapa 3 – retorno:

É a recompensa que o consumidor ou usuário recebe depois de disparar o “gatilho”, o que pode ser um som agradável, uma animação engraçada, uma vibração de smartphone, etc. Quanto mais prazerosa e/ou viciante for essa experiência, mais o consumidor vai se sentir tentado a realiza-la novamente.

• Etapa 4 – loop:

É a instrução que faz com que o consumidor repita ou passe para a próxima microinteração, o que cria uma sucessão de microinterações que prendem o consumidor à sua loja virtual ou ao seu blog e-commerce, em um processo semelhante ao da gamificação de conteúdo e-commerce.

Vantagens das microinterações para a sua loja virtual

Ao aplicar as microinterações de forma inteligente às mídias do seu comércio eletrônico, você poderá colher benefícios como:

• Fidelização dos consumidores por meio de pequenas recompensas;

• Criação de hábitos que levam o consumidor a comprar mais;

• Encorajamento dos consumidores aos mais diferentes tipos de conversões;

• Facilitação na realização de ações como entrar em uma lista de E-mail Marketing.

Você pode usar as microinterações em múltiplos processos do seu comércio eletrônico, tal como em cada etapa da Jornada de Compra ou nas fases dos chamados micro-momentos. Lembre-se, contudo, que as microinterações devem ser sutis. Faça os seus testes! Dê o seu jeito!