Quais os desafios do mercado e-commerce de Turismo?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Chegou a hora de você abrir uma loja virtual para vender produtos, serviços e experiências no setor!

travel_ecommerce

 

O atual mercado de Turismo representa 10% do PIB mundial segundo dados do Fórum E-commerce Brasil 2016 e 3,5% do PIB nacional conforme dados do “Plano de Marketing: experiências Brasil” elaborado pelo Ministério do Turismo, ou seja, um enorme potencial para o comércio eletrônico.

Outra pesquisa denominada “Perfil do e-commerce de Turismo” realizada pela BigData Corp. analisou 10,5 milhões de sites tupiniquins e concluiu que, destes, aproximadamente 64 mil são voltados às atividades de Turismo.

Ainda de acordo com o estudo da BigData, cerca de 15 mil dos 64 mil sites de Turismo nacionais são e-commerces e representam em torno de 4% a 5% do total de comércios eletrônicos do Brasil.

Nesse cenário, quais os desafios que empreendedores como você vão enfrentar ao se proporem a criar uma loja virtual relacionada ao Turismo? Eis alguns deles a seguir:

 – Competidores: desde 1930, quando o estado brasileiro começou a perceber a importância do Turismo para a economia, essa atividade vem se fortalecendo e crescendo tanto no meio físico quanto no virtual, o que gera uma grande quantidade de competidores;

 – Planejamento: apesar do crescimento e de haver muitos competidores, o mercado não está saturado. Há muitas oportunidades inexploradas no Turismo nacional. Para descobri-las, o empreendedor precisa se dedicar ao planejamento, o que ele pode realizar usando ferramentas como o Plano de Negócios;

 

– Plataforma: a escolha da plataforma e-commerce para o desenvolvimento, implantação e administração de uma loja virtual é um dos pontos críticos não apenas em Turismo, mas em qualquer negócio que se queira realizar a partir da internet. Nesse contexto, muitos escolhem as chamadas plataformas pato e se dão mal. Já as plataformas como a Vtex, por exemplo, garantem boa segurança, estabilidade e escalabilidade.

Outro desafio do empreendedor do ramo é o fato de que, apesar dos investimentos e ações do governo desde a década de 1930, o Turismo nacional ainda é pouco divulgado. Há pouca publicidade na grande mídia sobre o assunto, o que faz com que os turistas nacionais e internacionais que circulam por aqui desconheçam os destinos ou conheçam apenas os destinos mais tradicionais.

Contudo, conforme painel apresentado no decorrer do Fórum Brasil E-commerce já mencionado no início deste texto, espera-se que o Turismo online cresça 12% ao ano até 2020, o que é uma ótima notícia para você que pretende abrir uma loja virtual para vender produtos, serviços e experiências na área.