Qual o custo de uma implantação de e-commerce?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba também neste artigo como ajustar os preços dos produtos e calcular o retorno do seu investimento

custo-de-uma- implantação-de- e-commerce

Não existe um custo fixo para a implantação de e-commerce, pois ele inclui coisas variáveis como o tamanho e a quantidade de personalizações do projeto. No entanto, é possível falar sobre uma média.

Em geral, a valor médio de um serviço de criação de loja virtual é de R$ 50 mil a R$ 70 mil. Nesse montante estão inclusos a implantação de itens como:

–  A plataforma e-commerce

–  Os sistemas ERP (gestão empresarial) e o WMS (gestão do armazém)

– O layout e a usabilidade da loja virtual

– Os sistemas de pagamento

– Os sistemas de segurança

– Os sistemas de logística

– Os sistemas de promoções

– O blog  e-commerce

– As páginas institucionais e as páginas de políticas de privacidade

– O sistema de gerenciamento de pedidos e vendas (carrinho)

– O cadastro de produtos

– A gestão profissional do projeto de implantação de e-commerce

Paralelamente à produção de uma loja virtual há outros custos que não estão computados nos valores médios de implantação mencionados anteriormente. São eles, os custos de operação:

– Pagamento de água, luz, telefonia e internet

– Pagamento do domínio e da hospedagem do site e-commerce

– Pagamento de funcionários

– Pagamento de aluguel, IPTU ou outros impostos relacionados à sede

– Pagamento dos fornecedores de serviços e de produtos

– Mensalidade dos sistemas de pagamento, segurança e da plataforma

– Investimento mensal em Marketing Digital

– Investimento mensal em Marketing de Conteúdo

– Pagamento dos sistemas de frete e envio

– Pagamento da terceirização do sistema de armazenagem

– Investimento em um sistema de armazenagem próprio

Além disso, conforme o tempo passa, todos os itens que mantêm a sua loja virtual online (desde a garrafa com café que anima os funcionários pela manhã até as paredes do edifício da sede) se desgastam e geram custos como os de:

– Manutenção dos veículos

– Manutenção do prédio da sede

– Limpeza

– Materiais de escritório

– Armazém, tecnologias e sistemas de armazenagem

– Compra de novos equipamentos

– Manutenção de equipamentos

A conta parece alta, mas não se preocupe, pois haverá lucro! Mas para haver lucro, no entanto, você precisa ajustar corretamente os preços de venda dos seus produtos, o que pode ser feito com a ferramenta Mark-Up.

Lembre-se também de calcular o seu Retorno do Investimento (ROI), pois assim você poderá descobrir onde estão os seus maiores gastos e otimizar a sua cadeia de valor para obter lucro, crescimento e retorno.