Não existe um custo fixo para a implantação de e-commerce, pois ele inclui coisas variáveis como o tamanho e a quantidade de personalizações do projeto. No entanto, é possível falar sobre uma média.
Em geral, a valor médio de um serviço de criação de loja virtual é de R$ 50 mil a R$ 70 mil. Nesse montante estão inclusos a implantação de itens como:
– A plataforma e-commerce
– Os sistemas ERP (gestão empresarial) e o WMS (gestão do armazém)
– O layout e a usabilidade da loja virtual
– Os sistemas de pagamento
– Os sistemas de segurança
– Os sistemas de logística
– Os sistemas de promoções
– O blog e-commerce
– As páginas institucionais e as páginas de políticas de privacidade
– O sistema de gerenciamento de pedidos e vendas (carrinho)
– O cadastro de produtos
– A gestão profissional do projeto de implantação de e-commerce
Paralelamente à produção de uma loja virtual há outros custos que não estão computados nos valores médios de implantação mencionados anteriormente. São eles, os custos de operação:
– Pagamento de água, luz, telefonia e internet
– Pagamento do domínio e da hospedagem do site e-commerce
– Pagamento de funcionários
– Pagamento de aluguel, IPTU ou outros impostos relacionados à sede
– Pagamento dos fornecedores de serviços e de produtos
– Mensalidade dos sistemas de pagamento, segurança e da plataforma
– Investimento mensal em Marketing Digital
– Investimento mensal em Marketing de Conteúdo
– Pagamento dos sistemas de frete e envio
– Pagamento da terceirização do sistema de armazenagem
– Investimento em um sistema de armazenagem próprio
Além disso, conforme o tempo passa, todos os itens que mantêm a sua loja virtual online (desde a garrafa com café que anima os funcionários pela manhã até as paredes do edifício da sede) se desgastam e geram custos como os de:
– Manutenção dos veículos
– Manutenção do prédio da sede
– Limpeza
– Materiais de escritório
– Armazém, tecnologias e sistemas de armazenagem
– Compra de novos equipamentos
– Manutenção de equipamentos
A conta parece alta, mas não se preocupe, pois haverá lucro! Mas para haver lucro, no entanto, você precisa ajustar corretamente os preços de venda dos seus produtos, o que pode ser feito com a ferramenta Mark-Up.
Lembre-se também de calcular o seu Retorno do Investimento (ROI), pois assim você poderá descobrir onde estão os seus maiores gastos e otimizar a sua cadeia de valor para obter lucro, crescimento e retorno.