Use os 3Ps do Marcus Lemonis na sua loja virtual

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Otimize as pessoas, os processos e os produtos para conseguir melhores resultados com o seu e-commerce

Use os 3Ps do Marcus Lemonis na sua loja virtual

Marcus Lemonis é o CEO da Camping World e dono de um patrimônio de 2 bilhões de dólares, que se tornou mundialmente famoso por causa de um programa de televisão.

Astro da série “O Sócio” veiculada pelo canal History, Lemonis investe parte de sua fortuna em pequenas e médias empresas que estão à beira da falência com a finalidade de fazê-las se reerguerem e, é claro, ganhar mais dinheiro com isso.

Além do investimento, Lemonis aplica nas empresas da quais se torna sócio a filosofia que ele consolidou ao desenvolver a Camping World, uma das maiores varejistas de veículos recreativos, suprimentos e acessórios para camping da América.

A Camping World conta hoje com mais de uma centena de lojas físicas espalhadas pelos Estados Unidos, uma loja virtual de grande porte e um blog e-commerce atualizado semanalmente.

A filosofia por traz do sucesso de Lemonis é chamada de 3Ps, são eles:

1. Pessoas

Uma empresa deve ter os melhores profissionais possíveis trabalhando naquilo que melhor sabem fazer, o que nem sempre acontece na realidade. Em muitos casos, as pessoas são colocadas em uma determinada função não porque são boas naquilo, mas porque fazem parte da família ou porque “sempre foi assim”.

 

Outros pontos chave para lidar com as pessoas na sua empresa é lhes dar treinamento e lhes conferir um ambiente que garanta que eles possam executar bem o trabalho deles.

 

Reflita: os colaboradores do seu e-commerce estão nas posições certas, isto é, eles estão fazendo o que melhor sabem fazer?

“Se uma pessoa da sua família não contribui para o negócio, você precisa lidar com isso da mesma forma que lidaria com um funcionário improdutivo” – Marcus Lemonis

 

2. Processos

Muitos empreendedores tendem a gerenciar suas empresas por meio de processos baseados na intuição. Eles relutam em tomar decisões como a contratação de um administrador profissional, por exemplo. Com isso, os processos empresariais ficam comprometidos e o prejuízo pode ser grande.

 

Para que uma empresa funcione bem e gere lucro, os processos devem ser coordenados de forma científica. Ferramentas para isso é o que não faltam. Aqui no blog da agência de Marketing Digital E-Plus já comentei muitos delas, tais como a Mark-Up, o Ciclo de Vida dos Produtos, a Cadeia de Valor, etc.

 

E mais. No meio e-commerce há uma tendência para uso de ferramentas multitarefas (que são mais baratas), o que também se revela uma falha de processo em logo prazo por “n” motivos que listei no artigo “As agências, as plataformas de e-commerce e a síndrome do pato”.

 

Reflita: você administra a sua loja virtual de forma científica ou faz tudo por meio da boa e velha “achologia”?

 

“Você tem que confiar em seu processo” – Marcus Lemonis

 

3. Produtos

Os produtos podem e devem ser aperfeiçoados desde a sua concepção mais básica até a criação de uma nova embalagem. Os episódios da série “O sócio” que abordam uma empresa que comercializa tortas e um salão de cabeleireiras revela muito sobre esse tema.

 

Da mesma forma, o mix de produtos comercializado pelo seu site e-commerce também deve ser avaliado. Nem sempre uma linha de produtos pode suprir as necessidades do público-alvo e, por isso, precisa de adequações.

 

Reflita: será que o seu produto é bom o suficiente e que a sua linha de produtos está bem equilibrada?

 

“Acredito que uma ideia rentável é uma ideia que tem aceitação universal e que você não sente como se fosse o último refúgio ou uma moda passageira. É algo que você pode ver e pensar para si mesmo: esse produto ou alguma versão dele terá relevância dentro de cinco anos?” – Marcus Lemonis

 

Portanto, estão aí as dicas do Marcus Lemonis. Cuide bem das pessoas, dos processos e dos produtos para ter mais sucesso com o seu negócio que, no seu caso, é a sua loja virtual.