5 erros do E-mail Marketing que você precisa evitar no seu e-commerce

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Menos erros é igual a melhores resultados!

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Que o E-mail Marketing tem uma das melhores taxas de conversão de vendas das ferramentas de Marketing Digital quase todo mundo sabe. No entanto, para que ele funcione bem no e-commerce, você precisa evitar erros como:

1.Comprar listas de e-mail:

Um dos erros mais comuns em E-mail Marketing é quando o empreendedor resolve comprar listas com milhares de e-mails para os quais passa a enviar mensagens indiscriminadamente. Isso pode causar uma série de problemas que vão desde zero conversão de vendas a até uma má reputação no mercado.

Ao invés de comprar listas, opte por captar e-mails somente das pessoas que têm interesse nos produtos e serviços que você vende. Para fazer isso, use uma squeeze page e/ou formulários de captura de e-mails. Assim, você terá uma lista de pessoas que lhe curtem e que lhe autorizaram o envio de mensagens.

2. Enviar o mesmo e-mail para toda a lista:

Cada pessoa na sua base de e-mails encontra-se em uma fase diferente da Jornada de Compra, por isso, não faz sentido que você envie o mesmo e-mail para todas elas. Antes de enviar mensagens, faça uma triagem, separe os assinantes por interesse e envie conteúdos de acordo para cada um deles.

Suponhamos que você venda computadores e acessórios em uma loja virtual e sabe que um grupo de pessoas que já comprou um notebook poderá estar precisando de uma HD Externa, por exemplo. Outras pessoas, que já têm o notebook e a HD Externa, podem estar interessadas em Base Coolers.

3. Usar palavras inadequadas:

Algumas palavras como “dinheiro”, “clientes”, “conta bancária”, entre outras, são consideradas irritantes e/ou perigosas para os filtros dos e-mails dos destinatários, que enviam o e-mail automaticamente para o lixo ou para a caixa de SPAM.

Para impedir que as suas mensagens caiam nessa malha fina você deve observar as listas de palavras inadequadas que circulam na web e evitar inseri-las tanto no título quanto no corpo das mensagens. Isto é, é necessário despertar o interesse dos assinantes sem apelar.

4. Escrever conteúdos prolixos:

Quando o redator não produziu um rascunho da mensagem e, portanto, não sabe exatamente o que vai escrever, ele começa a fazer rodeios e a tornar-se evasivo, às vezes muito extenso, isto é, prolixo. Mensagens assim cansam os leitores, que rapidamente desistem e partem para outros afazeres.

Para produzir conteúdos objetivos e chamativos para os seus assinantes, considere pesquisar, refletir, escrever, reescrever e revisar, conforme explico no artigo “8 dicas magistrais para criar conteúdo SEO para e-commerce”, que publiquei aqui no blogue da agência de Marketing Digital E-Plus.

5. Errar na frequência de envio:

Quando você envia pouco conteúdo, os seus assinantes poderão esquecer que você existe. Já quando você envia conteúdo demais, os seus assinantes poderão classifica-lo como um chato e passar a inseri-lo nas listas de SPAM ou mesmo encaminhar seus e-mails direto para o lixo.

Então, por meio de testes A/B, tente descobrir qual a melhor frequência de envio de e-mails para os seus assinantes. Essa frequência poderá ser diária, semanal, quinzenal, mensal, etc., conforme as preferências de cada grupo de assinantes.

Menos erros é igual a melhores resultados. Diminua, portanto, os erros do E-mail Marketing e obtenha melhor reputação, mais fidelização e melhor conversão de vendas dos seus assinantes.