O que fazer com os consumidores que não interagem com suas mensagens de E-mail Marketing para e-commerce?

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3 dicas para você lidar com os inativos da sua lista

Recupere, remova e reponha assinantes no E-mail Marketing para e-commerce

Recupere, remova e reponha assinantes no E-mail Marketing para e-commerce

Agora que você já leu o artigo “Como obter os primeiros 10 mil assinantes de E-mail Marketing para sua loja virtual?”, vamos dialogar sobre o que fazer com aqueles contatos que não interagem com as suas mensagens.

A seguir citarei 3 propostas para lidar com esses assinantes inativos e, se você lembrar de outras peço que, por favor, escreva-as nos comentários desse post ou lá na Facebook Fanpage da agência de Marketing Digital E-Plus, ok? Aqui vão elas:

1. Recuperar:

Estatísticas da consultoria Experian Marketing Services revelam que cerca de 40% dos e-mails inativos de uma lista de E-mail Marketing podem pertencer a pessoas que estão aptas a consumir. Logo, antes de partir para soluções mais drásticas é necessário tentar recuperar tais contas.

Para tanto, sugiro a separação dos e-mails inativos em grupos distintos e o envio de mensagens diferenciadas, com títulos apropriados. É uma boa ideia oferecer produtos em promoção, serviços otimizados, facilidades diversas para lhes chamar a atenção, além de realizar enquetes.

2. Remover:

Se, após várias tentativas de recuperação você obtiver sucesso com algumas contas de e-mail e com outras não, talvez seja o caso de remover aquelas que não demonstraram nenhum interesse, afinal de contas, isso tem um custo para você.

Antes de remover, porém, faça uma última tentativa. Pergunte se os usuários inativos ainda têm interesse em receber suas mensagens. Avise que vai retirá-los da lista caso não respondam. Se nada funcionar, faça a limpeza.

3. Repor:

Todos os anos, aproximadamente 20% dos assinantes de uma lista de E-mail Marketing desistem de ver as mensagens, por isso, você tem que dar o seu jeito de repor esse público.

Felizmente, há várias maneiras de repor esses assinantes, dentre as quais posso citar os formulários de captura de E-mail Marketing e as squeeze pages, por exemplo. Mas você também pode tentar usar pop-pops, iscas digitais e opt-in suave, entre outras táticas.

Uma boa lista de E-mail Marketing para e-commerce deve estar sempre em movimento, com algumas pessoas saindo, outras entrando e, ainda, com muitas delas (que haviam saído) agora voltando a assinar. Tudo isso é muito normal. Você poderá ler mais sobre isso no artigo “Reative contatos que pararam de interagir com seu E-mail Marketing”.